Cândido Mota realiza ‘Janeiro Roxo’ na luta contra a hanseníase

hanseníase4

 

A Secretaria de Saúde de Cândido Mota desenvolve o ano todo programação de conscientização e prevenção utilizando a mandala de cores. E o ano começa com a cor roxa, e trabalha a conscientização sobre a hanseníase, cujo ‘Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase’ será comemorado no último domingo deste mês, dia 26.

O evento é importante para que a população tenha mais informações sobre a doença e também para que ocorra uma intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e, com isso, a interrupção da cadeia de transmissão da mesma. Apesar dos esforços dispensados para o seu combate, a hanseníase ainda se mantém endêmica e constitui um problema de saúde pública no Brasil.

 

hanseníase1

 

Em 2018 foram diagnosticados 28.657 casos novos no Brasil, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse indicador coloca o país em segundo lugar em número de casos novos registrados no mundo (Índia é o primeiro) e o classifica como um país com alta carga para a doença.

A hanseníase é doença crônica, infectocontagiosa causada pelo micobacteriumleprae. A transmissão ocorre pelas vias aéreas superiores após contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento. Acomete primeiramente a pele e os nervos periféricos. É uma doença lenta e silenciosa, sendo que os principais sinais e sintomas da doença surgem após longo período que varia de 2 a 7 anos.

 

hanseníase3

 

“Caso não tratada em fase inicial, o doente pode evoluir com incapacidades físicas definitivas. Ao iniciar o tratamento o paciente deixa de transmitir a doença para outras pessoas. Portanto, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno dos casos constituem o principal pilar para o controle da hanseníase, interrompendo a cadeia transmissão da doença, o aparecimento de novos casos e reduzindo o número de pessoas acometidas por sequelas provocadas pelo comprometimento neurológico da doença. Os casos suspeitos devem procurar a unidade de saúde básica na cidade e nos distritos a Estratégia Saúde da Família para a confirmação diagnóstica e tratamento”, frisou a secretária de Saúde Amanda Mailio Santana.

O prefeito Roberto Bueno destacou o trabalho de conscientização. “A conscientização sobre a doença é de extrema importância e fundamental para que o tratamento seja realizado da forma adequada”, destacou o prefeito.

 

hanseníase2

 

Sintomas da hanseníase

• Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.

• Áreas com diminuição dos pelos e do suor.

• Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

• Inchaço de mãos e pés.

• Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
• Úlceras de pernas e pés.

• Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

• Febre, edemas e dor nas juntas.

• Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.

• Ressecamento nos olhos.

 

 
Cândido Mota recebe Projeto ‘Culturando’ neste dia 25

culturando cm1

A praça Monsenhor David, da igreja matriz, em Cândido Mota, será tomada por atrações culturais no próximo dia 25, das 14h às 22h. Trata-se do projeto ‘Culturando’, ação cultural da Secretaria de Economia Criativa do Governo de São Paulo. A programação terá várias atrações como circo, ballet, teatro, shows musicais, palestras, contação de histórias, entre outras atividades culturais. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público em geral.

 

culturando cm


O projeto já esteve em Maracaí no final do ano passado e acontece em Cândido Mota neste dia 25. Em fevereiro estará em Assis, e em março, Paraguaçu Paulista. A realização é do Programa de Ação Cultural, o Proac, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo com patrocínio de Supermercados Avenida, Casa Di Conti e Regional Telhas e apoio cultural da prefeitura de Cândido Mota.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 428

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP