Cândido Mota cria Coral Municipal e leva música e alegria à região

coral municipal1

 

O Coral Municipal da Secretaria de Educação e Cultura de Cândido Mota vem realizando diversas apresentações em municípios da região. A história do grupo é recente, desde setembro de 2018. Segundo a diretora do Departamento de Cultura Luciane Caron, que por 10 anos, de 2006 até 2016 foi coordenadora do Projeto Guri no polo de Cândido Mota, o Coral Municipal nasceu de pedido do ex-aluno do Guri. “Tive a grande oportunidade de ser coordenadora do Projeto Guri, que iniciou no município na primeira gestão do prefeito Roberto Bueno, e por 10 anos convivi com alunos que participaram até o último dia em que foi possível fazer parte do polo. Daí que surgiu a solicitação de um aluno para a formação de um coral, para que eles continuassem cantando”, explicou Luciane Caron.

E continuou: “Busquei uma companheira que sonha como eu, que ama o mundo maravilhoso da música, a educadora Lilian Veloso. Ao apresentar para o secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti e ao prefeito Roberto Bueno, a ideia tomou corpo e forma, e com as crianças e adolescentes vieram algumas mamães também e o grupo foi formado e conta com 80 vozes”.

Os ensaios iniciaram em setembro do ano passado, na sede da Biblioteca Municipal, e a primeira apresentação aconteceu no Assis Plaza Shopping, na Semana do Comércio, no dia 17 de dezembro. A segunda apresentação aconteceu nas escadarias da praça Monsenhor David, no dia 20 de dezembro, nas Festividades do Natal de Paz.

“Desde então, fomos nos apresentando em vários eventos. Em Cândido Mota, no 2º Simpósio da Secretaria de Educação e Cultura, na Festa de Santa Clara; em Assis, na homenagem às mamães e dos papais no Assis Plaza Shopping; em Tarumã no Festival de Inverno da Secretaria de Cultura; em Paraguaçu Paulista, no XIII Encontro de Corais, sempre a convite. A cada apresentação podemos perceber o crescimento das crianças, a forma como elas valorizam o Coral Municipal, o amor pela música é o que as une em todos os desafios proposto pela Lilian. Ela conduz a cada um deles de forma que eles façam com a voz exatamente o que ela deseja, pois acredita neles e demonstra de forma que eles incorporam a força e a dedicação”, destacou Luciane Caron. 

 

coral municipal2

 

“Na apresentação do 2º Simpósio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, a emoção das crianças estava à flor da pele, pois eles estavam diante de seus professores e cantar para eles foi uma experiência muito legal, um momento de superação, estavam bastante nervosos. Depois da apresentação, a palestrante e professora Emilia Cipriano falou da emoção que ela sentiu ao ver a apresentação e falou a respeito das músicas escolhidas. “É difícil as crianças e adolescentes ouvirem e cantarem Toquinho, Vinícius de Moraes, Roupa Nova e tantos outros compositores, que poeticamente escreviam e escrevem suas canções. A leveza e superação de cada um que fez sua apresentação solo, e não poderia deixar de mencionar a cumplicidade e o carinho que existe entre alunos e professora. Tudo o que fazemos com amor e acreditando naquele sonho que se torna realidade com certeza nos transforma a cada dia em pessoas melhores”, frisou a diretora de Cultura.
A professora Lilian Veloso falou da experiência e a importância de fazer parte do projeto. “Tenho o prazer de ser regente e professora dessa galera! Sou formada em Canto MPB/Jazz no Conservatório Musical Dr Carlos de Campos, de Tatuí. Sou educadora do Projeto Guri e 95 % dos integrantes do coral são meus alunos no projeto. Fico muito feliz por conseguir dar continuidade ao meu projeto fora do polo do Projeto Guri. Todo o trabalho com o Coral Municipal é voluntário e estamos abertos a qualquer tipo de parceria que venha em nosso auxílio. Sou grata a esses alunos que são meus filhos musicais.

Agradeço aos pais que acreditam em nosso projeto. Agradeço também o prefeito Roberto Bueno por todo apoio, ao secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti por acreditar no nosso trabalho e à minha parceira e amiga Luciane Caron que não mede esforços para que nosso projeto cresça. Enfim, somos uma família”, destacou.

Gratidão
Para Maria Helena de Souza, mãe de um dos alunos do coral, a emoção de ver o filho cantando é muito grande. “Meu filho Lucas participa desde que começou e vejo a felicidade dele em todas as apresentações. Como mãe, só tenho a agradecer, ver meu filho cantando não tem como não se emocionar.

Enfim, a todos que fazem parte com a colaboração da Lilian que faz tudo pra ver esse coral brilhar nos palcos, e da Luciane que tomou frente e se tornou tudo possível. Em todo tempo ninguém teve essa ideia de aproveitar os dons de nossos filhos. Que nunca tirem essa alegria. Parabéns a todos que lutaram por essa causa digna, que é tirar crianças e adolescentes da rua. A palavra chave desse Coral Municipal é gratidão, disse a mãe.”

 

coral municipal3

 

Já a mãe da aluna Ludmyla, a cândido-motense Heletise, disse ser ‘grata pelo trabalho do coral’. “O que tenho para falar é somente gratidão, pois eu amava ver minha filha participar do Projeto Guri e agora me emociono em ver ela cantando no coral. E isso só é possível porque o coral foi iniciado pela Luciane Caron, que nos inspira, e a Lilian, uma professora muito dedicada e apaixonada pelo que faz com todos nós. Amo muito o Coral Municipal. Somos gratas pelo apoio do secretário Celso e do prefeito Roberto Bueno, que nos levam a todas as apresentações e nos prestigiam”, emocionou-se.

A organizadora Luciane Caron lembra que o Coral Municipal é aberto a todos que desejarem participar, desde os pequenos de 6 anos aos mais experientes.

“Os ensaios acontecem às quintas feiras, das 18h às 19h, na Biblioteca Municipal ‘Lucilene Gargel Yera’. Aproveito para convidar algum tecladista que queira participar voluntariamente conosco deste projeto”, finalizou Luciane Caron.

 
Reforma de reservatório pode causar falta de água em regiões de Cândido Mota

reforma reservatorio

A Prefeitura de Cândido de Mota informa que devido a reforma no reservatório central do SAAE com capacidade de 1 milhão e meio de litros de água potável,  poderá ocorrer falta de água em alguns pontos da cidade. Diante disso, é de extrema importância que a população use a água de forma controlada principalmente em horário de pico.

A Prefeitura agradece a compreensão de toda a população.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 391

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP