‘Lagoa do Sapo’ recebe plantio de mudas após ser limpa pela prefeitura de Cândido Mota

plantio lagoa1

 

A prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na última semana, limpeza e plantio de mudas às margens da ‘Lagoa do Sapo’, jardim São Geraldo. A princípio foram realizados serviços de roçagem, poda e recolhimento de entulhos que haviam sido depositados erroneamente no local. Na sexta-feira, 14, os funcionários que trabalham nas praças e jardins do município realizaram no local o plantio de 42 mudas de árvores, boa parte delas frutíferas. “O serviço de limpeza e manutenção é rotineiro. Desta vez, também plantamos nas margens da lagoa árvores de espécies frutíferas para que sirva como forma de alimentar e chamar os pássaros para o local. O pensamento não foi somente no aspecto estético, como também na fauna e flora no entorno da lagoa”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Paulo Moreira Junior.

 

plantio lagoa2

 

“Como disse, o serviço é de rotina, mas infelizmente alguns moradores insistem em depositar lixo e entulho no local. Por isso pedimos aos moradores que nos ajudem a cuidar e vigiar para que não haja o descarte. Além de preservar a saúde pública, a comunidade terá um lugar bonito e agradável. Algumas pessoas não conhecem o local e não imaginam o quanto é bonito”, declarou Moreira Junior que agradeceu aos funcionários pela dedicação e carinho com os serviços realizados.

 

plantio lagoa3

 

O prefeito Roberto Bueno também falou sobre o serviço. “A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Cândido Mota realiza rotineiramente operação de manutenção e limpeza em praças e áreas verdes do município. Existe um cronograma a ser seguido e desta vez foi na lagoa. Como disse o secretário Paulo Moreira, a limpeza visa o aspecto visual, mas também a saúde pública.

 

plantio lagoa4

 

 

Por isso, solicitamos a colaboração dos moradores na conservação da área, já que algumas pessoas descartam não só entulhos, mas lixo domiciliar. Este tipo de trabalho é realizado constantemente em toda a cidade e distritos e visa atender toda a demanda. Precisamos pensar na saúde coletiva, e isto significa se preocupar com a dengue, escorpião e outros animais peçonhentos que são encontrados nos entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo”, frisou o prefeito, ressaltando que a população pode colaborar com a limpeza, observando sempre os horários diários de coleta de lixo domiciliar. “Lembrando que na quinta-feira, dia 20, feriado de Corpus Christ não haverá coleta de lixo domiciliar. O serviço volta a ser realizado normalmente na sexta-feira”, concluiu Roberto Bueno.

 
Projeto ‘Sustentabilidade’ estimula senso ambiental em crianças e transforma avenida de Cândido Mota

plantio5

O Projeto Sustentabilidade do Fundo Social de Solidariedade de Cândido Mota, desenvolvido em parceria com a prefeitura através das secretarias de ‘Educação e Cultura’, ‘Obras e Serviços Públicos’ e ‘Agricultura e Meio Ambiente’, a Etec ‘Luiz Pires Barbosa’ e a Nova América, transformou os canteiros da avenida ‘João Alves dos Santos’, entre o portal de entrada da cidade até rotatória ‘João Doná’. O projeto, que será implantado em várias áreas da cidade, dos distritos de Nova Alexandria, Frutal do Campo e Santo Antônio do Paranapanema, o ‘Porto Almeida’, além do patrimônio São Benedito, foi implementado na quinta-feira e sexta-feira, dias 13 e 14, com participação de alunos e professores da escola agrícola, da rede municipal de ensino e funcionários da prefeitura.

 

plantio1  plantio3

 

Quem passou pela avenida João Alves do Santos, desde quinta-feira, dia 13, viu muitos pneus coloridos em forma de xícaras. Muitos passaram e só olharam, outros pararam e se manifestaram e muitos usaram as redes sociais para parabenizar. O que acontecia era a execução do projeto do Fundo Social de Solidariedade que está trabalhando com o tema ‘meio ambiente e sustentabilidade’. A presidente do Fundo Social, Neia Bueno, mais uma vez colocou a ‘mão na massa’ e, junto com os parceiros, deu ‘vida aos pneus inservíveis’.

 

plantio2 plantio4


Eles, que poderiam ser problema para o meio ambiente ao serem descartados em lugar impróprio, viraram objetos de decoração e enfeitarão varias áreas do município. “Neste primeiro momento estamos no canteiro da avenida João Alves dos Santos, e em seguida vários outros locais também receberão os pneus decorativos. Estamos trabalhando o ano todo com a sustentabilidade, inclusive o projeto ‘Natal Sustentável’ vai destacar o tema. Quando apresentamos o projeto ao prefeito e meu esposo Roberto Bueno, de imediato tivemos apoio, e aí seguimos em frente com as secretarias municipais, Etec ‘Luiz Pires Barbosa’ e a empresa Nova América. Tivemos várias etapas e os parceiros conosco, já que não é somente colocar os pneus e plantar”, frisou Neia Bueno.

Cidade mais bonita

Ela explicou os detalhes do trabalho: “O projeto nasceu pensando na sustentabilidade e também em deixar a cidade, distritos e patrimônio mais bonitos e floridos. Utilizamos os pneus que foram descartados na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e com a colaboração de voluntários e funcionários municipais, montamos os pneus em forma de xícara e os pintamos. Por sua vez, os alunos da Etec com o professor Gilson de Genova, trabalharam com a terra, substrato e resíduo da cana moída, chamado de ‘torta de filtro’, que foi doada pela Nova América”, descreveu Neia Bueno, que agradeceu a cada um que participou de forma direta e indireta no projeto.

 

plantio6 plantio7

 

Nesta sexta-feira, dia 14, durante o plantio pelos alunos da rede municipal, realizado com o apoio da Polícia Militar, que interrompeu o trânsito na região no período da ação, estavam presentes Néia Bueno, o secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti, a secretária de Gabinete e Governo Beatriz Flaviane dos Santos Riedo, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Paulo Moreira Júnior, e o secretário de Obras Osmarino de Brito, além de professores de escolas municipais e da Etec. 

“Desenvolver esse projeto com alunos é gratificante, pois ajuda a formar consciência de defesa do meio ambiente desde as primeiras idades de vida”, disse Néia. O secretário Celso Josepetti não conteve a emoção e não segurou as lágrimas ao falar do projeto e acompanhar as crianças durante o plantio.

 

plantio8

 

 

plantio9

 

 

“Isso é vida. Está sendo formada uma consciência nessas crianças e isso é muito emocionante mesmo”, frisou o professor Celso Josepetti, elogiado de maneira incisiva pela primeira dama de Cândido Mota, pelo comprometimento com a área da educação.

Por fim, Neia Bueno reafirmou que ‘o Fundo Social só funciona com parcerias e esta, mais uma vez, é a prova disso’. “Os primeiros pneus instalados foram estes da avenida. Lembramos que tudo começou com os experimentos na casa do cidadão Nelson Doná com doação de algumas latas de tintas da empresa Mil Cores. Depois de longa caminhada e com os pneus instalados, chegou a vez da participação dos alunos da rede municipal. Agradeço a todos os envolvidos na parceria, ao meu esposo e prefeito Roberto Bueno, e a toda população, que já demonstrou ter gostado do projeto e que com certeza irá nos ajudar a cuidar e deixar nosso município mais bonito ainda”, concluiu a presidente do Fundo Social de Cândido Mota.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 378

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP