‘Cidadania em Ação’ retira grande quantidade de entulho do patrimônio São Benedito

cidadania sao benedito4

 

O projeto ‘Cidadania em Ação’ se uniu ao projeto ‘Amigos da Praça’, ambos da prefeitura de Cândido Mota, para oferecer ação de limpeza completa aos moradores do patrimônio São Benedito, no município de Cândido Mota. O trabalho foi executado durante toda esta quinta-feira, dia 14, na praça central e em vários pontos que necessitavam de limpeza e manutenção. Mais uma vez, a ação reuniu funcionários municipais e da Estratégia Saúde da Família de São Benedito, além de moradores da região e agricultores, todos atuando de maneira voluntária para melhorar o aspecto visual e garantir mais qualidade de vida aos moradores. Os empresários rurais Cláudio Delfino, Edson Caetano e Clóvis Caetano foram parceiros, oferecendo máquinas para a retirada do entulho recolhido.

 

cidadania sao benedito1

 

O desenvolvimento dos projetos em São Benedito envolveu dezenas de pessoas e apoiadores. Foram realizadas limpeza, roçagem, capinagem, recolhimento de entulhos, materiais recicláveis, e vários outros materiais. De acordo com a coordenação, objetivo do trabalho, além do aspecto visual dos locais, é atuar no controle e no combate do aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação, antes de chegar ao São Benedito, já havia acontecido na vila São Judas, no distrito de Nova Alexandria e ao longo das margens da ferrovia, na área urbana de Cândido Mota.

 

cidadania sao benedito2

 

O secretário de Meio Ambiente Paulo Moreira Júnior, reafirmou a necessidade das pessoas apoiarem o trabalho e, sobretudo, colaborarem no dia a dia, para que não haja mais acúmulo de materiais em áreas públicas. “Infelizmente as pessoas descartam lixo em áreas impróprias. E mesmo depois de executarmos o trabalho, vemos moradores depositando lixo novamente. Além do aspecto ruim tem também o problema de encontrarmos bichos”, explicou o secretário.

 

cidadania sao benedito5

 

 

“Várias associações de bairros querem ser nossos parceiros e isso será importante para levarmos o projeto adiante”, ressaltou.

Por sua vez, a secretária de Saúde Amanda Mailio Santana, que participou dos trabalhos em São Benedito, destacou mais uma vez a união da comunidade para o sucesso ação. “O maior beneficiário é a população. Vários moradores estão conversando com a gente e se oferecendo para participar e ajudar.

Todos entendem que estamos em estado de alerta contra a dengue e precisamos do apoio de todos. Por isso, é importante denunciarem, se vir alguém jogando lixo, liguem na Secretaria de Meio Ambiente (18) 3341-5237 ou na Vigilância em Saúde no (18) 3341-1373”, frisou.

 

cidadania sao benedito6

 

Lei para ser cumprida

Ela lembrou que o município possui a Lei n°2773, de 23 de agosto de 2018, que estabelece a agente de vetores e saneamento o poder de notificar e autuar. Essa lei dispõe sobre ação de fiscalização do município quanto à prevenção e o combate à dengue, chikungunya, zika e outras doenças transmissíveis pelos mosquitos vetores e ou outras pragas e animais nocivos à saúde humana. “A lei está sendo cumprida pelo poder público e a população precisa entender isso”, frisou a secretária.

A moradora Florinda Dias dos Santos, de 77 anos, que há mais de 10 anos reside no patrimônio, disse estar satisfeita com a ação e ‘muito feliz e realizada’ em poder participar e colaborar para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Nunca aconteceu algo semelhante aqui em São Benedito. Isso é extraordinário. Eu me coloquei à disposição para colaborar, porque sei que além de melhorar para mim, irá ajudar também aos meus familiares e a todos os moradores do patrimônio. É um orgulho muito grande estar com essa equipe neste trabalho. Muito obrigado por lembrarem de nosso patrimônio”, disse ela, enquanto usava uma vassoura para a varrição do terreno.

 

cidadania sao benedito7

 

Por fim, o prefeito Roberto Bueno reafirmou a importância da ação e o apoio dos parceiros. Ele agradeceu a todos os funcionários da prefeitura envolvidos na ação, aos agricultores que apoiaram com a cessão dos equipamentos e aos moradores que abraçaram a causa no patrimônio e que vêm colaborando ao longo do desenvolvimento do projeto. “O projeto ‘Cidadania em Ação’ tem como meta eliminar focos do mosquito e orientar a população a evitar criadouros do inseto. Os mutirões são importantes porque estamos em um período crítico com milhares de casos de dengue em várias cidades do estado. No nosso município tivemos um caso até o momento, e a luta é para que não surjam outros”, completou o prefeito.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP