Campanha tem 169 cadastros para doação de medula óssea em Cândido Mota

fevereiro laranja doacao5

Como parte das ações do ‘Fevereiro Laranja’, campanha da Prefeitura de Cândido Mota através da Secretaria de Saúde, aconteceu no ultimo sábado, dia 16, na Unidade de Saúde Central, cadastro e coleta de sangue para se tornar doador voluntário de medula óssea. Durante a ação, em parceria com o Hemocentro de Marília, em apenas três horas, 169 pessoas estiveram na unidade de saúde e passaram a fazer parte do banco de dados de doadores de medula óssea.

 

fevereiro laranja doacao2

 

A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana, em seu depoimento mostrou a satisfação e o quanto é importante esta ação. “Nada é tão forte quanto o coração de um voluntário. Essa frase foi novamente confirmada no sábado, em mais uma campanha que envolve a solidariedade no nosso município.

 

fevereiro laranja doacao4

 

 

Realmente a união faz a força e a diferença, por isso, a prefeitura, através da Secretaria da Saúde e em parceria com Hemocentro de Marília realizou a coleta e cadastro para enviar ao Banco de Dados Nacional para sermos possíveis doadores de medula óssea. Estamos firmes trabalhando nas campanhas das cores, e esse mês é dedicado ao ‘Laranja’, mês da conscientização e combate à leucemia e aplasia de medula. Ambos precisam de um transplante, e a chance de ser compatível com alguém é muito pequena, por isso intensificamos essa campanha tão importante e necessária.

 

fevereiro laranja doacao1

 

 

Gostaria de agradecer ao prefeito Roberto Bueno, que além de todo apoio e suporte nas campanhas, também se tornou um possível doador. Agradeço também aos funcionários da Saúde que estão sempre fazendo diferença nos trabalhos e divulgações, e acreditando nessa gestão séria e comprometida aos cândido-motenses; ao Hemocentro pela parceria firmada e, por final, a todas as pessoas que estiveram lá se cadastrando. Saibam que vocês poderão salvar muitas vidas, e esse é o nosso propósito”, declarou.

 

fevereiro laranja doacao3

 

Roberto Bueno, que como lembrou a secretária, participou da campanha realizando seu cadastro, disse: “É tão difícil encontrar um doador compatível que quanto maior o numero no banco de dados, maior a possibilidade de encontrar uma pessoa. Hoje mesmo li uma matéria a respeito de um rapaz que mora no Rio Grande do Sul e havia perdido os pais para o câncer e que era doador de medula há 10 anos, e hoje recebeu um telefonema do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea avisando que eram grandes as chances dele se tornar um doador de medula para uma pessoa no estado do Rio Grande do Norte, distante quase 4.000 km da capital gaúcha. A chance se ser compatível com alguém que precisa é de 1 para 100 mil, por isso o depoimento deste rapaz com tanta emoção reforçou ainda mais o meu pensamento sobre a importância de ser um doador. Obrigado ao Hemocentro de Marília pela parceria, a todas 168 pessoas que se colocaram a disposição para se tornar um doador e aos funcionários que trabalharam mais uma vez em favor da população” frisou o prefeito. “O nosso calendário de cores que trata da prevenção e conscientização continua e ‘Fevereiro Laranja’ está aí para conscientizar e combater a leucemia, além de ressaltar a importância da prevenção, diagnóstico precoce, conhecimento dos sintomas e tratamentos da doença”, finalizou Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP