Cândido Mota ‘fecha o cerco’ contra o aedes com visitas de agentes às residências

mobilizacao2

 

A prefeitura de Cândido Mota através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira, dia 25, boletim com dados atualizados sobre a dengue no município. De janeiro até ontem, foram registradas 25 notificações, com um caso positivo da doença. O documento mostra que outros 16 casos foram descartados e oito estão em fase de investigação, aguardando resultados de exames de laboratório.

 

mobilizacao1

 

A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana explicou que o trabalho que vem acontecendo no município desde o início da gestão do prefeito Roberto Bueno é voltado à prevenção. “Tivemos uma epidemia em 2015 e esperamos nunca mais passar por isso. Há municípios em nossa região com números elevados de caso de dengue e aqui em Cândido Mota, até esta segunda-feira, quando recebemos novos resultados, existe apenas um caso positivo para a doença. Isto é resultado de muito trabalho”, disse. E continua: “O ano todo desenvolvemos através de agentes da Vigilância Epidemiológica visita nas residências sempre alertando para o perigo dos criadouros. Sem falar nas campanhas, como a que aconteceu na sexta-feira e irá continuar, envolvendo funcionários de todas as secretarias da prefeitura na mobilização de orientação e conscientização sobre o Aedes Aegypti. Um trabalho muito importante que tem a marca da prevenção. Se não tivermos criadouros não teremos a larva, e sem a larva não teremos o mosquito”, frisou a secretária Amanda Mailio.

 

mobilizacao3

 

Sobre o serviço realizado citado pela Amanda Mailio, o agente de vetor Eduardo Messias de Oliveira falou: “durante a rotina, os agentes da Vigilância Epidemiológica trabalham na conscientização e combate aos vetores, principalmente no controle do Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya). A ação mais importante na prevenção a Dengue é a eliminação dos criadouros e focos de larvas do mosquito, tais atividades acontecem diariamente nas visitas casa a casa, bloqueio de criadouros, visita a imóveis especiais e pontos estratégicos. No entanto, também está no Plano Nacional de Controle do Aedes a realização de mobilizações sociais envolvendo funcionários municipais de outros departamentos e comunidade em geral como esta que está acontecendo”.

O prefeito Roberto Bueno também destacou a prevenção. “Parece que só falamos em eliminar criadouros, mas é isso mesmo que continuaremos a falar. Somente assim, com a conscientização da população sobre a importância de manter limpo o quintal de casa e remover os objetos que possam acumular água é que evitaremos a proliferação do mosquito da dengue”, afirmou Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP