Gestores e professores participam de planejamento escolar da rede municipal de Cândido Mota

planejamento9

 

Os gestores e professores da rede municipal de ensino de Cândido Mota participaram nestes dias 6, 7 e 8, de ações relacionadas ao ‘Planejamento Escolar 2019’. A abertura aconteceu na noite de quarta-feira, com palestra realizada pelo professor doutor José Meciano Filho, mais conhecido como ‘Nino Paixão’. Ele falou sobre a ‘Neurociência – Afetividade: Ensinando e aprendendo com prazer, a neurociência entra em ação’. Participaram professores da rede municipal de ensino, das Emeis Irmã Maria Domênica Morino, Leonilda Pereira de Almeida e João e Maria, das Emeifs João Leão de Carvalho e Ems Olga Breve Alves e Helena Pupim Albanez, além de representantes da Apae e das creches Nossa Senhora das Dores e Menino Jesus.

 

planejamento5

 

 planejamento6


Na abertura do evento, que contou com a presença do prefeito Roberto Bueno, do secretário da Educação Celso Josepetti e representante da Diretoria Regional de Ensino de Assis, Dora Belavenutti, foi discutida a importância do Planejamento Escolar. Dora Belavenutti desejou que todos ‘aproveitassem ao máximo o momento de ampliação de conhecimento’. Já Celso Josepetti disse que a ‘educação não pode ser improvisada, o planejamento compreende o processo de construção do conhecimento em todas as suas esferas e ele não pode ser reaproveitado’. “Planejamento é uma metodologia que permite estabelecer a direção a ser seguida pelas nossas escolas, portanto deve ser um trabalho coletivo e coerente”, disse.

 

planejamento4 planejamento2

 

O prefeito Roberto Bueno também destacou a importância do planejamento e enalteceu a qualidade dos professores do município, tanto na esfera municipal quanto estadual. “Temos o privilégio de ter nas nossas escolas um quadro tão representativo na qualidade dos nossos professores e gestores. Este momento de planejamento e formação só vem a somar e mostrar a preocupação que todos temos com a educação”, disse.

Em seguida aconteceu a palestra com ‘Nino Paixão’. Com palavras e gestos misturando momentos de seriedade e lúdico, ele fez com que as duas horas de palestra parecessem minutos. Todos os presentes fizeram questão de mostrar a importância e a relevância da palestra através de palmas e muitos elogios.
O segundo dia de planejamento foi de atividades com formadores e capacitadores, que acrescentaram qualidade no processo de ensino, aprendizagem e formação profissional. Os professores da Educação Infantil, creche e pré-escola, participaram de curso com o representante do Corpo de Bombeiro, cabo Matheus Alves Prado. Ele falou sobre os primeiros socorros e das formações ‘Desenvolvimento Integral da Criança’ – BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ‘Altas Habilidades e Superdotação’.

A assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Cândido Mota, Silvana Moraes, destacou a ação realizada e os benefícios que ela traz aos profissionais. “Foram dois dias intensos de embasamento teórico e o terceiro dia dedicado à elaboração do Plano Anual de Ensino, dando vida aos novos conhecimentos adquiridos durante a ‘Formação’”, completou.

 

planejamento1  planejamento3

 

Merenda Escolar

Outro fator importante na educação escolar é relacionado à merenda. Na sexta feira todos os profissionais envolvidos com a merenda escolar no município se reuniram na EM ‘Olga Breve’. Eles discutiram desde o preparo até a distribuição do alimento ao aluno. “O objetivo é destacar a importância do trabalho em equipe e valorizar o trabalho destes profissionais, fazendo com que eles também se sintam participantes do processo educacional”, disse Celso Josepetti.

O encontro contou com uma palestra sobre ‘Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos’, ministrada pela nutricionista da Delegacia de Ensino de Assis, Laís Hidalgo Dionísio, cuja proposta é reforçar as normas para garantir a qualidade da merenda servida.

O prefeito Roberto Bueno, que esteve na capacitação, falou: “Temos que olhar a educação pensando desde o espaço físico, material didático, transporte e alimentos. Sempre penso na merenda como uma refeição de qualidade e com alimentos de alto valor nutricional. Os profissionais são capacitados e sempre buscam alcançar o melhor para oferecer aos mais de 6,7 mil alunos das redes municipal e estadual e entidades.”

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP