Cândido Mota inicia projeto 'Nascente Modelo'

nascentes3

 

A prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com intuito de levar ao conhecimento da população e trabalhar a conscientização quanto à preservação de nascentes, está realizando uma série de ações, como o projeto ‘Nascente Modelo’. Trata-se da mina d’água que se encontra no Parque Ecológico da Piscina Pública, que deságua na Lagoa Taquara Preta. As atividades são desenvolvidas através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o Saae.

A nascente é o afloramento do lençol freático, que dá origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d’água (regatos, ribeirões e rios). “Em virtude de seu valor inestimável, deve ser tratado com cuidado todo especial”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Moreira Junior. Ele esteve no local acompanhado da diretora de ‘Gestão Ambiental’ Elaine Congio, e explicou que a área é aberta à visitação e constitui uma importante ferramenta de educação ambiental.

 

nascentes2

 

“A preservação das nascentes ajuda a garantir a qualidade e a quantidade de água de rios, córregos, e outros cursos d’água, em especial, aqueles que contribuem para o abastecimento humano. Com o crescimento populacional, o desenvolvimento de cidades e da agropecuária, muitas áreas de matas nativas estão sendo devastadas e, com isso, nascentes estão sendo prejudicadas, o que pode acarretar sérios problemas aos recursos hídricos”, destacou Paulo Moreira.

Dever de todos

O secretário do Saae, Ângelo Maia salientou que além do poder publico, ‘é dever de toda a comunidade cuidar e preservar as nascentes’. “O município de Cândido Mota é banhado pela Bacia Hidrográfica Rio Paranapanema, cercado por nascentes, dezenas de córregos e dois lagos, que são imperiosos para manter a qualidade da água. O córrego ‘Água do Paraíso’, por exemplo, oferta metade da água consumida na cidade”, frisou.

Os secretários falaram também da importância do trabalho envolvendo os alunos da rede de ensino e a comunidade na visitação da ‘Nascente Modelo’.

“Será muito importante, pois ao visitar o local poderão ver a importância da preservação e dos cuidados que é preciso ter para não poluir, jogando lixo nos nossos rios. Para garantir a quantidade e qualidade da água das nascentes, devemos manter a vegetação natural no entorno delas, nos cursos d’água e encostas. É preciso ainda tomar alguns cuidados no uso e preparo do solo para diminuir a velocidade das enxurradas e aumentar a infiltração de água no solo que abastece as nascentes. Ajude-nos a proteger esse bem tão valioso”, disseram os secretários.

 

nascentes1

 

De acordo com os secretários, é importante que a comunidade colabore não realizando queimadas; não permitindo a entrada de gado nas áreas com nascentes; respeitando as faixas de Área de Preservação Permanente previstas no Novo Código Florestal (Leis Federais nº 12.651/12 e 12.727/12) e denunciando em caso de risco às nascentes.

O prefeito Roberto Bueno, por sua vez, disse que o projeto é ‘muito importante para todos’. “As crianças, por exemplo, poderão ver na prática o que aprendem na sala de aula sobre a importância da conservação, preservação dos recursos hídricos e racionalidade nos usos múltiplos da água.

Além de mostrar que os cuidados para preservação de uma nascente estão nas águas e no seu entorno”, falou Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP