Cândido Mota usa atividades lúdicas em escolas contra mosquito transmissor da dengue

teatro joao maria dengue1

A prefeitura de Cândido, através da Vigilância em Saúde, realiza várias ações buscando a prevenção e conscientização contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Entre estas ações, está a apresentação de teatro com a peça ‘Os três porquinhos e os mosquitos maus’, onde os ‘autores e artistas’ são os agentes de vetores.

Na última terça-feira, dia 26, a apresentação foi na Emei ‘João e Maria’, que desenvolve projeto com seus alunos tratando do assunto. “As crianças levam informações para casa e cobram dos seus familiares, vizinhos. Portanto, é importante termos elas como aliadas nesta luta, e para isso não existe idade para começar. Muitas mães comentam que eles falam direitinho sobre o criadouro e a importância de tirar tudo do quintal que acumule água e passe a ser a ‘casinha dos ovinhos’ do mosquito. A gente percebe que eles estão aprendendo a lição”, destacou a diretora Sueli Ferreira da Silva.

 

teatro joao maria dengue2

 

A coordenadora da unidade escolar Tânia Alves Botelho comentou a preocupação em levar informações aos alunos e eles multiplicá-las com seus familiares. “Tendo em vista a epidemia de dengue em nosso país, e para prevenir que essa doença não se alastre em nosso município, vimos a necessidade de trabalhar atividades metodológicas e recursos didáticos que envolvessem temas de prevenção e proliferação do aedes aegypti. A intenção é levar através dos nossos alunos a conscientização de que recipientes que contêm água parada como garrafas, pneus, plantas e outros objetos, são locais para mosquito depositarem seus ovos”, explicaram as coordenadoras.

Ainda segundo ela, ‘o trabalho foi elaborado com apoio de toda equipe pedagógica com a intenção de que, através dos alunos, as informações cheguem à família e comunidade’. “Dentro da programação contamos com o apoio da Secretaria de Saúde com a apresentação da peça de teatro. ‘Os três porquinhos e os mosquitos maus’, fez com que nossos alunos prestassem muita atenção, dessem muitas risadas e também aprendessem a lição sobre os criadouros”.

 

teatro joao maria dengue3

 

Lúdico e divertido

A profissional do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Secretaria de Saúde, Josiane Moreno Hilário, falou que o objetivo é levar a mensagem de um jeito importante e muito divertido’. “Precisamos começar cedo a tratar desse assunto, que é a dengue. Temos que ter as crianças como aliadas nesta guerra contra o mosquito aedes aegypti, que transmite não só a dengue, como a zika vírus e chikungunya. Eles levam informações e cobram em casa”.

A secretária Amanda Mailio falou que a recomendação do prefeito Roberto Bueno ‘é trabalhar com prevenção e conscientização e é esta linha de trabalho que segue ações educativas e preventivas’. “Se o mosquito pode matar, ele não pode nascer. É assim que é passada para as crianças. Gostaria de fazer um agradecimento especial a essa equipe de agente de vetores, que faz além desse trabalho educativo, um trabalho diário de visita, inspeção cuidadosa, aplicação de larvicida e inseticida”, disse.

 

teatro joao maria dengue4

 

E completou: “Sabemos que este contato diário com a comunidade é importantíssimo para obtenção de resultados positivos, haja vista que o boletim epidemiológico em relação à dengue no município, de janeiro até hoje, registra 70 notificações, ou seja, pessoas procuraram a Santa Casa, Unidades de Saúde da cidade ou Estratégia Saúde da Família nos distritos onde médicos suspeitaram da doença. Destes 70, nove recusaram coletar sorologia, houve um caso positivo, 48 casos foram descartados e 12 estão em fase de investigação, aguardando resultados de exames laboratoriais”, concluiu.

Por fim, o prefeito Roberto Bueno parabenizou a Emei ‘João e Maria’ pelo projeto e os funcionários que montaram e apresentam a peça. “Acho muito interessante a maneira como o assunto foi tratado no projeto e no teatro, já que o objetivo principal é atingir o público infantil, um multiplicador, ou seja, leva ao ambiente familiar as informações que recebem”, concluiu Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP