Cândido Mota participa de ‘Colóquio de Reflexão e Formação de Docentes’

coloquio1

A equipe da Secretaria de Educação e Cultura de Cândido Mota, juntamente com os diretores das unidades escolares da educação infantil (creche e pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental) participou do XI Colóquio de Reflexão e Formação Docente, no período de 3 a 5 deste mês, em Águas de Lindóia. O lema do evento foi ‘A Gestão da Escola no século XXI e os desafios das Metodologias Ativas na Aprendizagem’.

No decorrer do encontro, vários profissionais da educação discutiram suas pesquisas e experiências, contribuindo para o crescimento de todos. A organizadora e palestrante professora doutora Emilia Cipriano disse que ‘é necessário todos estarem juntos, refletindo e construindo caminhos pedagógicos que assegurem aprendizagens significativas, assim é responsabilidade dos gestores educacionais pensar junto com a sua equipe sobre a escola, os seus projetos, as suas metodologias e as avaliações’.

 

coloquio2

 

“As metodologias ativas não são nenhuma novidade, mas agora mais do que nunca se faz necessário pensar na participação do aluno no desenvolvimento de suas competências, habilidades e conhecimentos, pois desde pequenos já trazem saberes para dentro da escola, assim cabe aos demais atores; coordenadores, diretores e vice-diretores; fazer com que seus estudantes assimilem conteúdos que estão dentro da sala de aula e extraclasse estimulando a participação e autonomia”, disse.

Segundo a direção da Emeif ‘Leonilda Pereira de Almeida’, a discussão entre os pares permitiu ampliar seus conhecimentos e reafirmar que a afetividade é muito importante no processo de aprendizagem. “Quando tocamos o outro despertamos o prazer em aprender, somos seres humanos precisamos de conhecimento e alguém que medeie esse processo através da compreensão e escuta.”
Para os assessores pedagógicos, o contato com gestores de diferentes realidades permite compartilhar olhares e formas de pensar sobre as metodologias ativas da aprendizagem. “Assim podemos refletir através de um olhar avaliativo a nossa própria realidade, possibilitando nosso crescimento pessoal e profissional, repercutindo assim na formação de nossos alunos”, disseram.

 

coloquio3

 

De acordo com o secretário da Educação, professor Celso Josepetti, ‘o gestor deve conhecer o desenvolvimento do trabalho dos docentes de sua unidade escolar, entender o processo se colocando como agente integrador no processo de ensino-aprendizagem’. “O conhecimento adquirido por todos durante esses dias de estudo serve de base para a construção de conhecimentos que afeta diretamente a qualidade da educação que o município oferece para nossas crianças”, frisou o secretário.

 

coloquio4

 

A palestrante professora doutora Marta Relvas disse que ‘o maior desafio da escola é perceber que todos têm suas potencialidades’. “Dessa maneira é fundamental desenvolvê-las tendo como objetivo o sucesso de seus alunos sem esquecer que o cérebro adora novidades, problematizar motiva e encanta”.
Para o prefeito Roberto Bueno, ‘em um mundo que se transforma diariamente, as mudanças pedagógicas são necessárias’. “Isso exige que as pessoas se abram para o diferente em seus novos contextos e no enfrentamento de novos problemas, assim a formação de nossos gestores se faz tão importante, pois além do envolvimento com o pedagógico não podemos separar o aspecto administrativo num sentido humanizador”, completou.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP