Pneu descartado pode ser criadouro do mosquito da dengue, alerta prefeitura de Cândido Mota

pneus1

Um pneu depositado irregularmente num terreno ou esquecido no fundo do quintal pode significar um perigo para centenas de pessoas, já que ele pode servir como criadouro para o aedes aegypti, o mosquito que transmite doenças como a dengue, chikungunya e a zika. Além disso, o descarte inadequado de pneus é um enorme problema ambiental, já que o produto leva centenas de anos para se decompor.

Em Cândido Mota, a prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebe os pneus inservíveis. “Basta que o morador ou o proprietário de uma borracharia procure a Secretaria nas quartas-feiras e sextas-feiras, das 7h as 11h e das 13h às 17h, que nós daremos a destinação correta. A sede da secretaria fica na rua José Laurindo de Almeida , 166, no parque Lourival”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Paulo Moreira Junior.
Segundo o secretário, os pneus recolhidos são encaminhados ao Projeto EcoValeVerde, do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, o Civap, em Assis. “Eles são recolhidos pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para que sejam destinados de forma correta e não haja agressão ao meio ambiente; além disso, que este resíduo possa ser reaproveitado e retorne para a população em uma forma sustentável”.

 

pneus2

 

Recebimento e destinação

O Civap é responsável pelo recebimento e destinação, ambientalmente correta, de pneumáticos inservíveis, resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias inservíveis, dos 24 municípios consorciados, inclusive Cândido Mota. “Os borracheiros do nosso município e também moradores procuram a secretaria para realizar o descarte dos pneus que já não têm vida útil. Apesar do grande número de pneus entregues, ainda é possível encontrar muitos deles jogados em terrenos vazios e áreas verdes”, relatou Paulo Moreira.
A secretária de Saúde do município, Amanda Mailio Santana, também falou a respeito do pneu esquecido num quintal que vir a ser um criadouro para o aedes aegypti. “Existem muitos locais como pratinho de vasos de plantas, caixa d’água e outros, mas um dos locais que tem grande índice como criadouro do aedes aegypti é o pneu. Por isso a importância de entregá-lo na secretaria para a destinação correta, mas se quiser guardá-los, faça-o em local coberto e abrigado da chuva”, destacou Amanda Mailio.

 

pneus3

 

O prefeito Roberto Bueno, por sua vez, destacou que o destino final dos pneus inservíveis é um problema tanto ambiental como de saúde. “Todos os dias estamos falando tanto do perigo que é o mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Temos que lembrar que os pneus abandonados em terrenos baldios, expostos ao tempo, são grandes criadouros desse inseto. Portanto, o descarte inadequado de pneus pode trazer, não só para o meio ambiente, mas também para a saúde de todos. A melhor maneira de prevenção é a eliminação de recipientes que possam servir de criadouros”, destacou Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP