Cândido Mota participa de capacitação sobre tratamento contra o uso de tabaco

tabagismo3

 

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Cândido Mota participaram de curso de capacitação para a abordagem intensiva do fumante, ofertado pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, o Cratod, ocorrido em abril na Unimar. O objetivo da participação dos profissionais, segundo a secretária Amanda Mailio Santana, é fornecer subsídios na rede municipal para auxiliar no tratamento de quem quer deixar o uso de tabaco.

“Para nos tornarmos aptos a fornecer este tipo de tratamento é preciso antes de qualquer coisa, que tenhamos um grupo de profissionais capacitados e este primeiro passo já foi dado. Agora o município está realizando o cadastro junto ao ‘Cratod’ para em seguida passar a receber o material necessário, isto é, medicamentos antitabagismo para o atendimento”, explicou Amanda Mailio. E completou: “Quando estivermos habilitados, iremos formar grupos para o tratamento”.

 

tabagismo1  tabagismo2

  
A secretária Amando Mailio lembrou também que maio tem a cor cinza no calendário de prevenção. “O 31 de maio é ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ e usando esta data estamos trabalhando a cor cinza como referência ao mês de combate ao tabagismo”, ressaltou.

A coordenadora da Atenção Básica Larissa Matiolli Martins lembrou que no próximo dia 29, a partir das 19h, no plenário da Câmara de Vereadores, acontecerá uma palestra com a médica Karina Carvalho. Ela abordará o tema tabagismo. “Convidamos os profissionais da área para participar da palestra”, falou.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, aproximadamente 90% dos casos de câncer de pulmão são atribuídos ao cigarro. Já as doenças cardiovasculares têm 40% dos registros atribuídos ao tabagismo como causa.

“Observando estes números do Instituto Nacional do Câncer vê-se o quanto é importante trabalharmos com a prevenção e o combate ao tabagismo. Capacitar os profissionais é o primeiro passo para oferecermos um tratamento com qualidade”, falou o prefeito Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP