Escolas de Cândido Mota realizam exposição sobre meio ambiente

meio ambiente irma joao2

O último sábado, dia 25, foi de exposição de meio ambiente na escola municipal ‘João Leão de Carvalho’, no bairro São Judas, em Cândido Mota. O projeto envolveu duas escolas do município, a Emei ‘Irmã Maria Domênica Morino’ e a Emeif ‘João Leão de Carvalho’. Foi construído um jardim através do projeto ‘menos lixo, mais vida’.

Profissionais da Emeif ‘João Leão de Carvalho’ disseram que o ‘projeto da construção de um jardim surgiu da necessidade de inserir a educação ambiental na prática do aluno, visando a sustentabilidade do meio ambiente, criando hábitos de respeito mútuo da natureza e ambiente urbano, entendendo como sendo sua morada’. “O projeto ‘menos lixo, mais vida’ teve como objetivo transformar um espaço não utilizado em um lugar agradável e bonito para todos”, disseram os organizadores.

E continuaram: “Foram utilizados materiais recicláveis como pneus, garrafas pets, potes de sorvete e paletes para construção do jardim. O aprendizado pedagógico ocorreu durante o ano letivo e finalizou com o jardim, mas a prática do cuidar continua diariamente, garantido um rico aprendizado no preparo, no plantio e para manter o jardim limpo e com vida. O projeto envolveu a comunidade, os alunos, a equipe escolar e contamos também com apoio da Recicam, Aveia Zancheta, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente”.

 

meio ambiente irma joao1

 

A direção da Emei ‘Irmã Maria Domênica Morino’ explicou que o projeto ‘Meio Ambiente’ aconteceu em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. Ele acontece desde o início do ano letivo e o produto final resultou na exposição, que foi aberta ao público. “O objetivo central foi desenvolver no aluno, com extensão à comunidade escolar, a importância da preservação da natureza, a partir de práticas como reuso, reciclagem e replantio”, disseram os profissionais da ‘Irmã Maria Domênica Morino’.

 

meio ambiente irma joao3

 

E prosseguiram: “Precisamos ensinar a amar e respeitar a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização. Nossos alunos devem aprender que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação”.
O prefeito Roberto Bueno visitou a exposição, e parabenizou os organizadores e realizadores dos projetos. “Muito importante trabalhar o meio ambiente com nossos alunos. Cultivar desde cedo o amor e o respeito pelo lugar onde se vive. Parabéns aos profissionais envolvidos. Além de ter sido representativo, ficou muito bonito”, disse.

 

meio ambiente irma joao4

 

Por fim, o secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti também destacou a importância do projeto. “As questões ambientais precisam ser discutidas nas escolas. Todos temos responsabilidades com o meio ambiente, e nesse sentido, é importante que desde a infância se trabalhe e desenvolva a consciência sobre o assunto. Parabéns a todos os envolvidos no projeto e no resultado que foi a exposição”, falou Celso Josepetti.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP