Cândido Mota realiza palestra sobre tabagismo

palestra tabagismo4

A Prefeitura de Cândido Mota através da Secretaria de Saúde vêm realizando mês a mês a campanha de cores de prevenção. O mês de maio, cinza, é alusivo à conscientização contra o tabagismo, tendo 31 de maio como o ‘Dia Mundial Sem Tabaco’.

Várias ações foram realizadas pela prefeitura, entre elas a capacitação de profissionais da Secretaria de Saúde de Cândido Mota que participaram de curso para a abordagem intensiva do fumante, ofertado pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, ‘Cratod’, ocorrido em abril em Marília.

 

palestra tabagismo1

 

O objetivo da participação dos profissionais, segundo a secretária de saúde Amanda Mailio Santana, é fornecer subsídios na rede municipal para auxiliar no tratamento de quem quer deixar o uso de tabaco. “Para nos tornarmos aptos a fornecer este tipo de tratamento é preciso, antes de qualquer coisa, que tenhamos um grupo de profissionais capacitados, e este primeiro passo já foi dado. Agora estamos realizando cadastro junto ao ‘Cratod’, para em seguida passar a receber o material necessário, os medicamentos antitabagismo para atendimento”, explicou Amanda Mailio. E completou: “Quando estivermos habilitados, iremos formar grupos para o tratamento”.

Outra ação realizada foi uma palestra com a doutora Karina de Carvalho, médica da Estratégia Saúde da Família do Distrito de Nova Alexandria, que já realizou diversos cursos sobre o assunto e esclareceu dúvidas dos presentes na noite de quarta-feira, 29, no plenário da Câmara Municipal. “Esta palestra foi muito interessante não só pelas explicações dadas pela médica, como pelas perguntas realizadas pelos presentes, muitos fumantes ativos e outros chamados de passivos, que convivem com quem tem o vício”, frisou Amanda Mailio.

 

palestra tabagismo3


“No convite para participação da palestra, que foi aberta a toda comunidade, estava a frase: ‘No futuro, você vai querer ter parado hoje!’ vem ao encontro dos depoimentos da cândido-motense Rosi Ribeiro, através da sua rede social, que acompanha o esposo no tratamento. Com sua autorização usaremos um trecho das postagens por achar de grande importância e que servirá como exemplo para muitos que têm o vício e precisam parar de fumar”, comentou a secretária.
Confira a postagem: “Médico acabou de sair do quarto. A serenidade, tranquilidade desse meu marido, camuflou o que há de mais agressivo. Um câncer invasivo, raro, agressivo demais. Corremos o risco de não acontecer a cirurgia, que comprometeria parte da língua, bochechas, garganta, faringe, mandíbula, nervos cervicais, e ainda alguns drenos, traqueo, braço esquerdo paralisado por tempo indeterminado por ter que subir o nervo do peito para repor os nervos do pescoço – e agora, a equipe, que ainda está revendo tudo, encontrou um tumor no pulmão. Pequeno, mas está lá. Amanhã saberemos o que vai acontecer, de fato. O porquê disso tudo? Uso abusivo de cigarros!!! Atentem-se para esses vícios: cigarro e álcool. Não fiquem achando que é brincadeira, porque não é. Não fiquem achando, vocês, homens, que as mulheres são chatas, porque na verdade só querem os maridos bem, os maridos vivos. Pode ser muito tarde querer parar de fumar e beber. Reflitam.

 

palestra tabagismo2

 

Fiquem atentos a qualquer sintoma!!! João Francisco de Moraes é uma excelente pessoa, que não acreditou que o pior estava por vir, por achar que fumar e beber é normal. Poxa, eu não faço nada de errado, a não ser fumar o meu cigarrinho e tomar minha pinguinha em casa. Não gostava de ficar horas em bares, de fato. Mas não adianta ser bom, não adianta ser trabalhador, não adianta… O que adianta é não dar vazão a esses malditos vícios. Prestem atenção no que estou escrevendo. Caiam fora desses vícios, que mutilam, que detonam. Cá estou com meu marido, tendo que enfrentar duras conversas com médicos especialistas e com total vontade de ajudar, e não tendo como”.

O prefeito Roberto Bueno disse que as palavras de Rosi Ribeiro mostram a importância do projeto da Secretaria de Saúde na luta contra o tabagismo. “Me emocionei com as palavras da Rosi. A cirurgia já aconteceu e graças a Deus o resultado está sendo positivo. É um vicio perigoso e a luta contra a dependência é gigante, como vimos. Temos que mobilizar e estamos fazendo. Recentemente profissionais da saúde do município participaram de capacitação para oferecermos um tratamento com mais qualidade”, falou Roberto Bueno.

E completou: “segundo números divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão são atribuídos a cigarro e doenças cardiovasculares. Desses, 40% mostram o quanto é importante trabalharmos com a prevenção e o combate ao tabagismo”, falou o prefeito Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP