‘Julho Amarelo’ alerta para prevenção de hepatites virais em Cândido Mota

julho amarelo2

No ‘Julho Amarelo’, mês de conscientização sobre as hepatites virais, a prefeitura de Cândido Mota por meio da Secretaria de Saúde intensifica as ações de prevenção e o controle das hepatites virais no município com testes rápidos de Hepatite B e C e vacinação de hepatite B. “A Campanha Julho Amarelo faz referência ao dia 28, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, e as ações não param no nosso município. A equipe da Secretaria da Saúde e o prefeito Roberto Bueno convidam todos a entrarem esse mês na luta contra as Hepatites Virais. Trabalharemos a conscientização quanto à necessidade das pessoas buscarem o diagnóstico e prevenção destas doenças”, disse a secretária Amanda Mailio.

De acordo com Amanda Mailio, as Hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir para a forma crônica, que tem como principais complicações a cirrose hepática e câncer. Causadas por vírus, constituem grave problema de saúde pública, pois milhares de pessoas podem ser portadoras do vírus e não saber. “Com isso, o acesso ao teste rápido e à vacinação são os primeiros passos para diagnóstico precoce da doença e sua prevenção, pois possibilita interromper a cadeia de transmissão”. “Realizamos os dois procedimentos em todas as unidades de saúde aqui de Cândido Mota, fazendo com que os pacientes sejam orientados sobre os métodos de promoção e prevenção das hepatites, contribuindo para um maior controle da doença. Procure uma unidade mais próxima de sua residência”, destacou a secretária. Ela destacou também que além das ações que acontecerão durante o mês, no sábado, dia 27, acontecerá o ‘Dia D’ da campanha. Neste dia, a unidade central ficará aberta das 9h às 16h, priorizando a população alvo, acima de 40 anos, com realização de teste rápido e leitura da carteira vacinal.

 

julho amarelo1


O prefeito Roberto Bueno destacou a ação de orientação, prevenção e tratamento da doença. “A Hepatite, como dizem os profissionais da saúde, é uma doença silenciosa e que pode passar anos sem se manifestar. Por isso, o objetivo é conscientizar a população sobre a gravidade. Muitas pessoas desconhecem a doença e suas formas de transmissão. Muitas vezes são diagnosticadas tardiamente, dificultando o tratamento. O diagnóstico precoce é fundamental para ampliar a eficácia do tratamento”, disse o prefeito.

 

julho amarelo3

 

Hepatite
Hepatite é a inflamação do fígado. Nem sempre as hepatites apresentam sintomas, mas os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômito, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C.
As principais medidas de controle das hepatites virais de transmissão sanguínea e sexual constituem-se na adoção de medidas de prevenção como o incentivo ao uso do preservativo nas parcerias sexuais, o não compartilhamento de objetos contaminados como lâminas e seringas, por exemplo.

Horários de testes rápidos de Hepatite B e C e vacinação de hepatite B
• UBS Central: segunda a sexta-feira das 14h às 16h
• UBS – São Judas – segunda a sexta-feira das 13h às 16h
• UBS – Jardim Aeroporto – segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 14h às 16h
• ESF – Distrito de Nova Alexandria – sexta-feira das 9h às 11h e das 14h às 16h
• ESF – Distrito de Frutal do Campo – terça e quinta-feira das 12h às 15h
• ESF – Distrito de Porto Almeida – segunda a sexta-feira das 8h às 12h

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP