Projeto ‘Cuidador’ é desenvolvido em Cândido Mota

cuidadores3

 

A prefeitura de Cândido Mota através da Secretaria de Saúde está desenvolvendo desde junho, projeto com grupo de ‘cuidadores’. A secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana explicou que este trabalho foi criado com intuito de apoiar ‘cuidadores’ de pessoas acamadas. Para formação do grupo, a equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde fez um levantamento de todos os acamados, e encaminhou convites para que seus ‘cuidadores’ participassem de uma reunião que foi realizada no dia 14 de junho. Na oportunidade foi apresentado e discutido o cronograma dos temas a serem abordados nas reuniões que vem acontecendo nas primeiras sextas-feiras de cada mês, na sede da ‘Academia de Saúde’, localizada na rua João Moya Hernandes, 111, em frente a unidade básica de Saúde ‘João Néspolo’, no Jardim Aeroporto.

 

cuidadores1

 

“Nosso objetivo é proporcionar maior segurança no trato com a pessoa necessitada de cuidados. Além das reuniões damos o suporte de toda equipe da secretaria. Nas outras sextas-feiras a equipe estará de plantão na Ubs do Jardim Aeroporto para dúvidas e orientações no horário das 9h30 às 10h30”, explicou Amanda Mailio.

Na primeira reunião que aconteceu no dia 5 de julho, a enfermeira Roberta Corrêa e auxiliar de enfermagem Marcela Timóteo orientaram sobre os cuidados pessoais, como banho no leito, banho no chuveiro com o auxílio do cuidador, assaduras, feridas, úlceras (prevenção e tratamento), ostomias (cuidados), sonda vertical e nasogastrica (higiene) e auxílio para o funcionamento intestinal. 

 

cuidadores2

 

Na segunda reunião, que acontece no próximo dia 2, em parceria do Corpo de Bombeiros de Cândido Mota, terá o tema ‘Emergência no domicílio’. Entre elas: engasgos, quedas, convulsão, afogamento, vômitos, diarreias, desidratação, confusão mental, hipoglicemia, desmaios, sangramentos.

“Mais uma vez estamos trabalhando com prevenção e promoção de saúde.

Gostaria de agradecer ao prefeito Roberto Bueno por ter nos apoiado na ação e também a toda equipe da Secretaria de Saúde, que trabalhou para a realização deste projeto”, falou Amanda Mailio.

O prefeito Roberto Bueno parabenizou a iniciativa do projeto. “O cuidador tem importância ímpar na vida da pessoa acamada, e também na família, que passa por um momento de fragilidade emocional. Ter alguém cuidando com carinho e responsabilidade, sabendo como e o que fazer, é primordial. O cuidador tem nas mãos uma pessoa que teve sua história, e que merece respeito, assim como o cuidador tem que ser valorizado”, finalizou.

 

prefeitura-projeto-educador

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP