Programa Criança Feliz reúne gestantes para ‘fortalecer vínculos’ em Cândido Mota

terceiro encontro2

 

A prefeitura de Cândido Mota através do Centro de Referência da Assistência Social, o Cras, realizou na tarde da última segunda-feira, dia 29, na sede do Centro de Referência da Assistência Social, Cras, o ‘3º Encontro das Gestantes e Parturientes’, dentro do programa ‘Criança Feliz’, desenvolvido no município desde 2018. O evento contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cândido Mota, a primeira dama Neia Bueno, enfermeira obstetra da Santa Casa de Cândido Mota Lícia de Souza Castro, a ‘Licinha’.
O ‘Criança Feliz’ atende 150 famílias em Cândido Mota. Trata-se de programa do Governo Federal que tem por objetivos promover o desenvolvimento humano a partir do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar as gestantes; colaborar no exercício da parentalidade; fortalecer vínculos; garantir a proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Segundo a supervisora do programa Vânia Pereira, os encontros e ‘rodas de conversa’ com as participantes busca ‘fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado na proteção e na educação das crianças, bem como apoiar e valorizar as gestantes e informar seus direitos’. “Quando termina o encontro e a conversa na roda continua temos a certeza do objetivo alcançado. As pautas dos encontros têm sempre o objetivo de contribuir para um momento especial no parto, passar informações simples, mas que diminuam as dúvidas, ansiedade e o medo da gestante. Agradecemos a participação da Neia Bueno e da Licinha, que muito contribuíram com suas palavras, bem como da secretária de Assistência Social Rosangela Néspolo de Andrade”, destacou Vânia Pereira.

 

terceiro encontro1

 

Dúvidas e medos

A primeira dama Neia Bueno enalteceu a importância dos encontros com gestantes. “Tenho participado destes encontros e percebo que as conversas e trocas de informações de maneira simples e mostrando que as dúvidas e medos que elas têm, quase todas nós, mães, tivemos na gestação, parto e nos primeiros meses com nossos filhos. Hoje com a Licinha foi muito bom, pois pudemos saber que o profissional que participa deste momento ímpar que é o nascimento de uma criança também se emociona”, esclareceu. 

A enfermeira ‘Licinha’ Castro também destacou o objetivo do encontro. “Tirar dúvidas, passar informações e também mostrar que nos preocupamos, e que cada parto normal realizado é uma alegria imensa na minha vida. Fui parteira e em 1972 me formei enfermeira obstétrica e trabalho há mais de 23 anos na Santa Casa de Cândido Mota. Já participei de muitos partos e com muitas histórias. Esta iniciativa da prefeitura através do Cras, no Programa Criança Feliz, é de extrema importância, e eu participarei quantas vezes for convidada. Esta é uma maneira de criar vínculo e estabelecer uma relação de confiança e tenho certeza de que quando nos encontrarmos na hora do parto, elas irão se lembrar das nossas conversas e saberão do nosso sentimento naquele momento tão pleno”, frisou Licinha.

 

terceiro encontro3

 

Por fim, o prefeito Roberto Bueno falou da importância de o município contar com ‘uma profissional de extrema capacidade explicando de maneira simples e com alegria’. “Isso é muito importante e condiz com o programa que agrega as políticas de assistência social, educação, cultura, saúde, direitos humanos, direitos da criança e do adolescente entre outras. Parabéns a todos, às participantes dos encontros, às palestrantes e ao Cras, que atende a primeira infância, criança, adolescente, famílias e idosos. Estes encontros, como disseram a Vânia, a Neia Bueno e a Licinha, são importantes, como também o empenho das visitadoras sociais no planejamento e desenvolvimento do trabalho e nas visitas domiciliares”, completou.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP