‘Hora do Mamaço’ reúne grande número de gestantes e mães em Cândido Mota

primeiro mamaco1

 

A manhã do último sábado, dia 31, fechou as atividades relacionadas ao ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo à amamentação, realizado pela prefeitura de Cândido Mota através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Banco de Leite do Hospital Regional de Assis. A ‘1ª Hora do Mamaço’ aconteceu na área verde próxima ao portal de entrada da cidade, no Cristo Acolhedor.

Muitas mães com seus bebes e gestantes participaram da roda de conversa; yoga e oficina de dança circular; músicas e sorteio de brindes. Na roda de conversa com a participação de duas médicas, Kariana Carvalho e Izabela Fogaça, e yoga e oficina de dança circular com Vanessa Silva Marques e sorteio de brindes dos apoiadores do evento.

 

primeiro mamaco2

 

A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana explicou que o ‘mamaço’ é um evento que acontece em todo o Brasil e ao ar livre com objetivo de apoiar e incentivar o aleitamento materno. “É o melhor alimento que uma mãe pode oferecer a seu filho. Por essa importância realizamos o evento em Cândido Mota. Contamos com o apoio do banco de leite materno do Hospital Regional de Assis e os funcionários da Secretaria de Saúde, que foram capacitados durante o mês de agosto para dar o apoio necessário às mães”, disse. 

 

primeiro mamaco3

 

E prosseguiu: “Agradecemos aos comerciantes que doaram brindes para serem sorteados para as gestantes e mães. Agradecemos também aos colaboradores, como o Projeto Braços Abertos e Érika Greijo, que realizaram a pintura nas gestantes e nas crianças presentes no evento. Durante as atividades ouvimos depoimentos emocionantes de mães afirmando da importância em escolher e manter a amamentação, apesar dos desafios e aconselham as mães para persistir, pois não existe momento mais mágico e vínculo maior que este, entre mãe e filho”.

 

primeiro mamaco4

 

Prevenir doenças

A médica Karina Carvalho, que faz parte da equipe da Estratégia Saúde da Família, explicou que a ampliação da amamentação pode prevenir 823 mil mortes de crianças e 20 mil mortes de mães por câncer de mama a cada ano. “Apesar de tantos benefícios, porém, os índices de amamentação ainda são baixos no mundo. Atualmente, apenas 38% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses na região das Américas e só 32% continuam amamentando até os 24 meses. O aleitamento materno é vital para a saúde e desenvolvimentos das crianças ao longo de toda a vida e reduz os custos para os sistemas de saúde, famílias e governos”, esclareceu. 

 

primeiro mamaco5

 

Segundo relatou, o evento realizado buscou capacitar os pais, permitir uma boa amamentação e debater os cuidados do aleitamento materno. “A Secretaria de Saúde merece total reconhecimento, essa ação maravilhosa é uma forma de promover a amamentação, de dar apoio psicológico e fortalecer a relação que existe. Parabéns a todos os envolvidos nesse evento maravilhoso e digo que foi uma honra participar desse dia lindo”, disse a médica Karina Carvalho.

 

primeiro mamaco6


O prefeito Roberto Bueno parabenizou todas as participantes e funcionários da Secretaria de Saúde, pela organização do evento. “Muito importante a troca de informações entre as mães e profissionais. Falar em agosto dourado já mostra a importância da amamentação. Amamentar é um gesto simples, que vale ouro, mas com repercussão para toda a vida do recém-nascido. Precisamos apoiar e estimular o aleitamento materno, destacando os benefícios que ele traz. Gostaria também de agradecer as mães doadoras de leite humano pelo grande gesto de amor e solidariedade”, falou o prefeito Roberto Bueno.

A secretária Amanda Mailio agradeceu a cada um dos apoiadores da ação. “Foi muito importante a colaboração de todos, inclusive o Hotel Rosa, que disponibilizou os banheiros caso houvesse necessidade; a ambulância no local e também todos os comerciantes com seus brindes que foram sorteados entre as participantes”.

 

primeiro mamaco7

 

O evento teve o apoio do Hotel Rosa, Eliane Alves Fotografia, DS Fotografia, Casa Di Conti, Verdurão Doná, Cecica, Empório Equilíbrio, Gato Xadrez, Loja da Denise, Paraíso da Criança, Eu e ela Kids, Malwee, Atitude Kids, Criativa, Mundo Orgânico, Cavassini Sonhos e Mimos, Requinte Presentes e Vidraçaria Cavassini, Magazine Cavassini, Sport Center, Loja da Cleide, Loja Geli, Texas Country, Dide Salgados, Beef Prime Hamburgueria, Farmácia do Nelson, Via Brasil, Papelão, Casa das Embalagens, Cras, Vanessa Marques, Eliane SemiJóias, Casa e Cia e Loja Cereja Flor, Erika Greijo e Braços Abertos.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP