Cândido Mota investe na formação de professores para oferecer qualidade no ensino

formacao profissional02

 

A Secretaria de Educação e Cultura de Cândido Mota, na semana do professor, comemorado no último dia 15, apresentou um balanço dos investimentos em formações dos profissionais do município. De acordo com o secretário Celso Josepetti, ‘nestes períodos de mudanças relativas à educação nas dimensões nacionais, estaduais e municipais, capacitar e atualizar os professores são fundamentais para desenvolvimento de um bom trabalho, e consequentemente ofertar aos cidadãos uma educação de qualidade, com uma equipe séria e comprometida’.

 

formacao profissional01

 

“Neste sentido, a Secretaria da Educação e Cultura organizou algumas formações em serviço, garantindo a oferta para todas as modalidades de ensino que a rede municipal atende, como Educação Infantil, incluindo creche, pré-escola, e Ensino Fundamental I, com professores de aulas especificas, inclusive inglês, educação física, arte, AEE e professores acompanhantes, bem como gestores escolares e coordenadores pedagógicos.

 

formacao profissional03

 

Formação sobre currículo da educação infantil

No dia 26 de setembro, a Undime, em parceria com a Editora FTD, ofereceu formação para os dirigentes municipais, gestores escolares ‘Currículo Integrador da Infância: o papel do gestor na implementação do currículo escolar’. O evento aconteceu na cidade de Getulina, no Polo de Bauru. O palestrante, professor mestre em educação Davi do Carmo Ferreira falou sobre ‘Currículo integrador da Infância: o papel do gestor na implementação do Currículo Escolar, um assunto bastante polêmico e muito importante uma vez que estamos na construção do nosso Currículo Municipal’.

 

formacao profissional04

 

“O palestrante Davi fez uma caminhada histórica da concepção de infância na humanidade até os dias de hoje, mostrando a importância do olhar, investimento e pesquisa na primeira infância e principalmente a escuta atenta a esta faixa etária. Entendemos hoje o quanto esta faixa etária é a base para a construção do ser humano, desenvolvendo desde cedo as competências gerais garantidas na normativa – BNCC” disse o secretário Celso Josepetti. E completou: “A parceria com a Undime é muito válida, pois oferece formações de qualidade, alcançando um número grande de municípios conveniados”.

 

formacao profissional06

 

As professoras de língua inglesa da rede municipal participaram no IV Encontro de Professores de Inglês para Crianças & III Seminário de Avaliação de Língua Estrangeira para Crianças, evento que aconteceu na Universidade Estadual de Londrina e possibilitou a reflexão sobre o processo de desenvolvimento da criança, bem como práticas pedagógicas voltadas para o conteúdo da disciplina de inglês. “Outro aspecto de suma importância e presente nas escolas é a inclusão, assim a fim de oferecer arcabouço para as professoras da Sala de Recursos Multifuncionais e professores acompanhantes a Secretária de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria da Saúde proporcionou um momento de diálogo com a Terapeuta Ocupacional Talita Marroni Pimentel”, ressaltou Josepetti.

 

formacao profissional05

 

Material didático

De acordo com o secretário de Educação, ‘o município de Cândido Mota adota em suas escolas da rede municipal o material didático do ‘Programa Ler e Escrever’ e o ‘Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais’. “O objetivo central é o desenvolvimento de uma política pública voltada para a aprendizagem dos alunos de forma eficiente, desde a alfabetização, a aprendizagem da língua escrita e oral e os conteúdos relacionados à matemática em uma perspectiva de educação matemática”, disse.

 

formacao profissional06


O assessor pedagógico Danilo da Silva Virgolino explica que a formação continuada dos docentes é uma meta da Secretaria de Educação e Cultura.

“Isso vem acontecendo pelos cursos de formação, com profissionais renomados, para os professores da rede municipal. Durante os meses de outubro e novembro os professores das séries iniciais do ensino fundamental estão participando de cursos de produção de texto e de matemática que aborda as unidades temáticas números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística”, disse.

 

formacao profissional07

 

Pré-escola
Segundo o secretário, os professores da pré escola participam da formação continuada com o tema ‘Práticas para trabalhar Espaço, tempo, quantidade, relações e transformação’. “No dia 23 foi a vez das professoras da pré-escola da educação infantil da rede municipal de ensino de Cândido Mota estudar e discutir sobre práticas para trabalhar o campo de experiência espaço, tempo, quantidade, relações e transformações, contempladas na BNCC. Na oportunidade, a formadora Luciana Caetano fundamentou os professores sobre os campos de experiência, sinalizando o campo que a ser tratado”, disse Celso Josepetti.

E prosseguiu: “A partir daí apontou-se os objetivos de aprendizagem trabalhados através dos eixos norteadores da BNCC, que é interação e brincadeira garantindo os direitos de aprendizagem da primeira infância. Em seguida instrumentalizou os professores em jogos e brincadeiras para desenvolver os objetivos estudados para a faixa etária de 4 e 5 anos”, continuou Celso Josepetti. Para a assessora pedagógica Silvana Moraes, ‘este é o caminho para melhorar a qualidade de ensino’.

 

formacao profissional08

 

Cuidar, educar e brincar

O secretário disse ainda que a partir do monitoramento das unidades escolares tendo o currículo municipal em processo de construção, foi oferecida formação à faixa etária de creche, de 6 meses a 3 anos e 11 meses, com o tema ‘A musicalização para bebês aliado ao objetivos da BNCC’.

“Musicalizar significa desenvolver o senso musical das crianças, sua sensibilidade, expressão, ritmo, ‘ouvido musical’. Isso é inserir os alunos no mundo musical, sonoro”.

 

formacao profissional09


A assessora pedagógica Silvana Moraes esclareceu que ‘pensando nas competências gerais, a formação propicia a reflexão da prática pedagógica através da musicalização’. “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais para apropriação de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo, do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Podendo iniciar já na primeira infância através dos direitos de aprendizagem da criança como: conhecer-se, conviver, brincar, participar, explorar, expressar”. E para o secretário Celso Josepetti, ‘o trabalho com a música desde os bebês é uma via de comunicação que desperta todas as áreas do conhecimento’. “A criança canta, e quando canta nos encanta”, relata.

 

formacao profissional10

 

Por fim, o prefeito Roberto Bueno disse que ‘em um mundo que se transforma diariamente, as mudanças pedagógicas são necessárias’. “Isso exige que as pessoas se abram para o diferente em seus novos contextos e no enfrentamento de novos problemas, assim a formação de nossos gestores se faz tão importante, pois além do envolvimento com o pedagógico não podemos separar o aspecto administrativo num sentido humanizador”, completou.

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP