Secretaria de Saúde confirma quatro casos de sarampo em Cândido Mota

vacinacao sarampo2

 

O município de Cândido Mota confirmou ontem quatro casos de sarampo no município. De 11 casos notificados, quatro foram positivados, três descartados e quatro aguardam resultados. Estes números foram divulgados na tarde desta terça-feira, dia 22, pela Secretaria de Saúde através do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada por um morbilivirus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é cerca de 21 dias, mas a transmissão pode ocorrer seis dias antes do aparecimento do exantema (uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação) e estender-se até o quarto dia após os sintomas.
A diretora do Departamento Talita Franciscani, informou que a vacinação no município está acontecendo em todas as unidades de saúde da cidade e distritos. “No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser administrada a toda criança de 1 ano de idade e uma segunda dose a crianças de 15 meses. Adolescentes e adultos jovens até 29 anos devem ter duas doses da vacina, e adultos que nasceram após 1960, uma dose”.

E prosseguiu Talita Franciscani: “Os profissionais de saúde devem ter duas doses da vacina tríplice viral. Recomenda-se que as crianças entre 6 meses a 11 meses sejam vacinadas com uma dose da vacina. É necessário ressaltarmos a importância da vacinação como medida mais eficaz contra a doença. Ela está disponível em todas as nossas unidades, basta levar a carteira de vacinação para verificação e o cartão SUS”.

 

vacinacao sarampo3

 

Ela lembrou também que no último sábado, dia 19, aconteceu o Dia D de vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Todas as unidades de saúde do município ficaram abertas das 8h às 17h e até o momento compareceram 314 crianças, sendo que 82 receberam a vacina.

 

vacinacao sarampo1

 

“Infelizmente após ter sido considerado eliminado no Brasil, o sarampo voltou a registrar casos no país em 2018. O impulso para o retorno da doença foi a entrada de casos importados e a baixa cobertura vacinal no país. As pessoas com sintomas de sarampo devem procurar imediatamente as Unidades de Saúde ou a Santa Casa de Cândido Mota. Os sinais incluem febre e exantema (erupção geralmente avermelhada na pele), acompanhados de um ou mais sintomas como conjuntivite, tosse e coriza”, finalizou.

Horário das salas de vacina de segunda-feira a sexta-feira

• UBS Central: 8h às 17h.

• UBS Jardim Aeroporto: 8h às 17h.

• UBS São Judas: 9h às 16h.

• ESF Nova Alexandria: sextas feira das 9h às 16h.

• ESF Frutal do Campo: 8h às 15h.

• ESF Porto Almeida: 8h às 17h.

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP