Cândido Mota realiza dia 23, ‘Sábado dos Homens’ no ‘Novembro Azul’

psa

No próximo dia 23, o Posto de Saúde Central da Secretaria Municipal de Saúde de Cândido Mota estará aberto das 9h às 16h, para receber os homens. Trata-se da campanha ‘Novembro Azul’, dedicada à conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o que aumenta a chance de sucesso no tratamento do tumor. A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, o câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum no Brasil, e o câncer de pele é o primeiro. A estimativa é que mais de 68 mil novos casos sejam diagnosticados por ano no país.

No ‘Sábado dos Homens’ será realizado exame de PSA, utilizado para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite, bem como várias atividades relacionadas na prevenção da doença.

O exame de PSA

O PSA é medido por um exame de sangue e são recomendadas algumas considerações para coleta do sangue como: não ejacular por 48 horas antes da coleta; não realizar exercícios que causem impacto no períneo, como andar de bicicleta (principalmente as de selim estreito), equitação e não fazer sexo anal antes do exame.

 

novembro-azul


A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana falou da importância da prevenção. “Devemos ter uma atenção especial à prevenção a todos os tipos de câncer, e o de próstata tem que ser mais trabalhado ainda, pois para muitos homens a doença é um tabu no diagnóstico e na prevenção, ainda existe preconceito. Só que a prevenção é um dos fatores mais importantes para o êxito do tratamento da doença, já que quanto antes o tumor é detectado, maiores as chances de cura. Temos em exemplo: no ano passado, quando estávamos realizando esta mesma ação, um senhor estava acompanhando um amigo e só resolveu fazer o teste por insistência da equipe da saúde, e o resultado foi positivo. Hoje ele está em tratamento no hospital em Ourinhos”, frisou Amanda Mailio.

O prefeito Roberto Bueno também destacou a importância da prevenção e das atividades do mês. “Novembro é dedicado a nós, homens. Uma grande preocupação é a prevenção contra o câncer de próstata, e a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo várias campanhas relacionadas às doenças, como no mês de outubro quando foram trabalhadas a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Aproveito a oportunidade para convidar a todos para que participem e faça seus exames no dia 23.

Lembrando sempre que a prevenção é muito importante e salva vidas. Aproveitem a oportunidade”, frisou o prefeito.

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP