Cândido Mota tem ‘Dia D’ de ‘Saúde do Homem’

dia d novembro azul3

 

As campanhas de prevenção realizadas pela Prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria Municipal de Saúde, acontecem o ano todo, e em novembro, a cor azul denomina o mês relacionado à saúde do homem.

Na unidade básica de saúde central ‘Alceu de Lima’, no último dia 23, das 9h às 16h, aconteceu a ação ‘Sábado do Homem’, dentro do ‘Novembro Azul’.

Foram realizados exames de PSA e testes rápidos em uma campanha voltada à promoção da saúde e a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, aumentando as chances de cura para 90%.

 

dia d novembro azul1

 

São fatores de risco para desenvolver câncer de próstata: idade avançada (65 anos ou mais); histórico da doença na família; hábitos alimentares inadequados, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

 

dia d novembro azul2

 

Para se prevenir da doença o indivíduo deve estar atento aos sintomas: dificuldade para urinar, diminuição da quantidade de urina, vontade frequente de urinar, sensação de que a bexiga continua cheia após urinar, dor na região dos testículos, dor ao ejacular ou presença de sangue no sêmen.

 

dia d novembro azul4

 

“Estamos trabalhando bastante para mostrar que diagnosticado precocemente, a chance de cura é muito grande. O nosso trabalho visa romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema”, falou a secretária de Saúde Amanda Mailio Santana, que agradeceu a parceria com os laboratórios Bioanálise, Furlan e Laboramed na execução dos testes rápidos.

 

dia d novembro azul5

 

O prefeito Roberto Bueno também destacou a importância da prevenção, enfatizando a campanha como mecanismo para alertar a comunidade sobre os males da doença. “O mês de novembro é dedicado a nós, homens, e a grande preocupação é a prevenção contra o câncer de próstata. A cada edição, estamos na terceira, o número de procura pelo atendimento aumentam, e com isso, a consciência de que a prevenção é o melhor caminho para a saúde.

Destaco também a parceria com os laboratórios e funcionários da Secretaria de Saúde”, concluiu Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP