Cândido Mota anuncia ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e testes rápidos

teste rapido2

A Secretaria de Saúde de Cândido Mota vai realizar no próximo sábado, dia 30, das 9h às 16h, nas unidades básicas da cidade e Estratégia Saúde da Família dos distritos, o ‘Dia D’ da vacinação contra o Sarampo para jovens de 20 a 29 anos e também a campanha ‘Fique Sabendo’, com a realização gratuita de testes rápidos de Sífilis e HIV. É necessário apresentação da carteira vacinal e cartão SUS.

Sarampo para jovens de 20 a 29 anos

A segunda fase campanha de vacinação contra o sarampo para jovens de 20 a 29 anos está nos últimos dias. “Estes jovens devem ter duas doses da tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo). É extremamente importante que este público-alvo compareça aos postos de saúde da cidade ou distritos, com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. A vacina é a melhor forma de proteger a si próprio, sua família e amigos”, frisou a secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana.

A diretora do Departamento, Talita Franciscani, informou que a vacinação no município está acontecendo em todas as unidades de saúde da cidade e distritos. “No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser administrada a toda criança de 1 ano de idade e uma segunda dose a crianças de 15 meses. Adolescentes e adultos jovens até 29 anos devem ter duas doses da vacina, e adultos até 59 anos, uma dose”.

 

teste rapido1

 

“Os profissionais de saúde e da educação devem ter duas doses da vacina tríplice viral. Recomenda-se que as crianças entre 6 meses a 11 meses sejam vacinadas com uma dose da vacina. É necessário ressaltarmos a importância da vacinação como medida mais eficaz contra a doença. Ela está disponível em todas as nossas unidades, basta levar a carteira de vacinação para verificação e o cartão SUS”, finalizou Talita Franciscani.

Campanha ‘Fique Sabendo’

No próximo sábado, além da vacinação contra o sarampo, haverá a realização de testes rápidos de Sífilis e HIV. “Vamos aproveitar que as unidades estarão abertas para receber os jovens para a vacinação e realizaremos os testes. Informamos também que a campanha ‘Fique sabendo’ será intensificada nas unidades básicas de saúde da cidade e distritos entre os próximos dias 02 a 06, seguindo os horários disponíveis. Os testes são gratuitos e sigilosos e não requerem jejum. Participem de mais esta campanha de prevenção e promoção à saúde”, lembrou a secretária.

E completou: “Asseguramos a confidencialidade do resultado. Tudo é feito com muita discrição e se for detectado alguma doença, a pessoa é imediatamente encaminhada para o tratamento, e isso é muito importante, pois quanto antes a pessoa souber será melhor para o tratamento”.
Para o prefeito Roberto Bueno, grande apoiador e incentivador das campanhas realizadas buscando a prevenção e promoção à saúde, “o diagnóstico precoce é muito importante para iniciar o tratamento o mais rápido possível, e para isso é necessário apenas uma gotinha de sangue do dedo. A prevenção é a melhor maneira para ter uma boa saúde”, concluiu Roberto Bueno.

Horários – Campanha ‘Fique Sabendo’

UBS Central: segunda e sexta-feira das 14h às 15h;

UBS São Judas: quarta e quinta-feira das 10h às 15h e 6° das 11h às 15h;

UBS Jardim Aeroporto: segunda, quarta e sexta-feira das 8h às 11h;

ESF Nova Alexandria: terça-feira das 14h às 16h;

ESF Frutal do Campo: terça e quinta-feira das 12h às 15h30;

ESF Porto Almeida: segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 16h.

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP