Cândido Mota participa de encontro de gestores sobre desafios da vigilância em saúde

dengue-mosquito

O município de Cândido Mota participou na última segunda-feira, dia 10, do Encontro Estadual de Gestores da Saúde. O evento, que aconteceu em São Paulo, debateu os desafios da vigilância e controle das arboviroses. De acordo com a secretária da Saúde e Higiene de Cândido Mota, Amanda Mailio Santana, os técnicos da Secretaria de Estado apresentaram um panorama das arboviroses urbanas e atenção ao paciente com suspeita de dengue e a interlocução do estado com os municípios.

 

dengue-mosquito1

 

“Um dia extremamente produtivo, onde, além de ouvir grandes vivências dos municípios maiores, pudemos escutar e trocar várias experiências desse cenário que estamos vivendo”, falou a secretária de Cândido Mota. Ela ressaltou que a prefeitura ‘vem, diária e constantemente, fazendo a sua parte, realizando visitas domiciliares, notificando os casos suspeitos, dando assistência aos casos positivos, tentando seguir o cronograma da limpeza em áreas verdes’.

“Mas às vezes os funcionários precisam parar o seu fluxo normal de trabalho para limpar terrenos particulares, cujos proprietários já foram notificados, multados. E a prefeitura tendo que assumir a limpeza desta área também”, destacou Amanda Mailio.

E completou: “Gostaria de agradecer ao prefeito Roberto Bueno pelo apoio de sempre nas ações da Secretaria da Saúde, tendo como prioridade o trabalho de prevenção; agradeço também a toda a equipe de Vigilância em Saúde pelo empenho e dedicação neste trabalho árduo e na tentativa de segurar uma grande epidemia, que já se apresenta em muitas cidades da região”.

 

quadro atualizado dengue

 

Controle
A dengue, como nas cidades do Vale do Paranapanema, também está presente em Cândido Mota, embora em menor intensidade. Mas, os casos da doença existem no município e, portanto, os cidadãos precisam se manter em alerta na limpeza de terrenos e casas, para evitar que haja um surto ou epidemia.

Até a tarde desta terça-feira, dia 11, o município registrava seis casos de dengue, com 57 notificações, 25 negativados e 26 aguardando o resultado dos exames.
O prefeito Roberto Bueno, ao falar do trabalho da Secretaria da Saúde, ressaltou o empenho e a dedicação das equipes envolvidas nos trabalhos de prevenção. “As equipes da prefeitura do município vêm fazendo belo trabalho de prevenção e conscientização contra a dengue e o mosquito transmissor, o aedes aegypti. Por conta disso, é que não estamos no mesmo patamar de muitos municípios da região, que registram surtos e epidemias da doença”, disse.
E completou o prefeito: “Mas é essencial que a população faça a sua parte e aja constantemente na limpeza de seus terrenos, para evitar a proliferação do aedes. A prefeitura, de sua parte, faz todo o esforço necessário para manter a dengue controlada. Por isso, é muito importante a equipe participar de eventos que possam apresentar novas tecnologias e técnicas para atuar contra o mosquito e no sentido de evitar novos casos”.

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP