Cândido Mota reúne ‘equipe da dengue’ com alunos da escola ‘Olga Breve’ e Amas

caca criadouro 3

 

Na última quinta feira, dia 13, os integrantes da equipe de controle de vetores, da Secretaria de Saúde de Cândido Mota, realizaram uma atividade educativa com os alunos dos 4º ano da escola municipal ‘Olga Breve Alves’ e com as crianças atendidas pela associação Metodista de Ação Social, a Amas. As ações fazem parte da Semana de Mobilização contra as Arboviroses, em que o município desenvolveu ações de mobilização e educação.
“As ações desenvolvidas envolveram a equipe e as crianças, e numa roda de conversa foram abordados temas sobre dengue, formas de transmissão e controle. Em seguida as crianças iniciaram uma busca por criadouros, tudo com a supervisão e orientação dos agentes de vetores”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica Talita Franciscani. E completou: “Elas puderam vivenciar na prática como objetos jogados ou armazenados de forma incorreta pode tornar-se um criadouro e que em uma simples tampinha de garrafa existe a possibilidade de encontrarmos larvas do mosquito Aedes aegypti. Esperamos que as crianças sejam multiplicadores, que levem para suas casas essa consciência de vistoriar os quintais ao menos uma vez por semana”.

 

caca criadouro 1


A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana disse que esse envolvimento é ‘muito importante’. “Todo esse aprendizado eles levam pra casa e cobram, o que é muito importante, já que temos estudos de que o número maior de criadouros são encontrados nas residências”, disse Amanda Mailio.
O prefeito Roberto Bueno, que tem utilizado várias maneiras de se comunicar com a população para falar do grande problema que é a dengue, com gravação de vídeos e mensagens, destacou a necessidade da conscientização da população. “No nosso município estamos com 62 notificações, sendo que 8 foram positivas, 32 negativas e 22 exames aguardam resultado. Pode parecer um número pequeno, mas a situação é bastante complicada, haja vista os números de casos no Estado de São Paulo. É importante termos o apoio das crianças, pois sabemos que elas se envolvem e levam a informação para família, amigos e vizinhos. Temos que ter consciência que a dengue é um problema de todos e que cinco minutos procurando criadouros nos quintais e eliminando-os, faz toda a diferença”, completou.

caca criadouro 2

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP