Secretaria alerta para cuidados com descarte de materiais perfurantes e cortantes em Cândido Mota

cuidado

A prefeitura de Cândido Mota através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, divulgou ontem uma nota na qual faz um apelo para que a população colabore com a coleta de lixo, sobretudo ‘não descartando agulhas ou materiais contaminantes junto com o resíduo orgânico’. Embora o uso de agulhas seja bastante comum – seja em postos de saúde, hospitais e até mesmo dentro das residências -, muitas pessoas ainda não sabem como fazer o descarte correto desses instrumentos, o que pode causar diversos transtornos. O descarte correto de agulhas é fundamental para evitar acidentes, contaminações, além de ajudar a amenizar os impactos causados no meio ambiente.

 

cuidado-1

 

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, após a utilização, as seringas e agulhas precisam necessariamente ser descartadas. Isso significa que não é possível reaproveitar a mesma agulha depois que ela já tenha sido usada uma vez, pois os riscos de contaminação e de complicações de saúde são muito grandes.

“Além disso, estamos falando de objetos perfuro cortantes e que podem causar ferimentos; então todo o cuidado é pouco. Isso porque o descarte incorreto pode fazer com que as pessoas que entrem em contato com esses instrumentos se machuquem ou se contaminem. Portanto, além de se preocupar com a embalagem em que esses materiais serão descartados, é importante também se atentar ao tipo de lixo em que ele é colocado”, disse o texto.

 

cuidado-3

 

Ainda segundo o material de divulgação, a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária orientam que o descarte desse tipo de resíduo em especial agulha sejam acomodadas em uma garrafa pet (de alvejante ou de um plástico mais resistente, para que não haja o risco de romper o plástico e perfurar o coletor). E mais, após o acondicionamento, o cidadão deve levar o resíduo até uma unidade básica de saúde mais próxima.

“Vale lembrar que o descarte de agulhas jamais deve ser feito no lixo doméstico. Isso porque existem vários coletores que aproveitam os materiais recicláveis descartados pelas residências e comércios e, se uma agulha estiver no meio desses materiais comuns, o coletor poderá se machucar ou se contaminar. Portanto, a única forma de realizar o descarte corretamente é guardar todas as agulhas em um recipiente separado e, assim que a embalagem estiver cheia, basta levar até uma unidade de saúde que sabe como fazer o descarte apropriado desse tipo de material”, prossegue o texto.

 

cuidado-2

 

E completa: “Ferimentos causados por objetos cortantes são uma realidade na rotina dos servidores que trabalham na coleta de lixo da cidade. Tem sido grande a incidência de cacos de vidro e outros materiais cortantes e perfurantes colocados no lixo sem a devida proteção adequada. Por esta razão, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente alerta para que a população embale corretamente esses objetos. Seja solidário com o servidor público, que é responsável pela limpeza. Acondicione corretamente objetos cortantes e perfurantes”, completou o texto.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP