‘Metas da educação infantil de planos municipal e nacional são atendidas’, diz Roberto Bueno

meta1

A Secretaria de Educação e Cultura do município de Cândido Mota, segundo o secretário Celso Josepetti, desde a implantação do Plano Municipal de Educação em consonância com os Planos Estadual e o Federal, ‘vem gradativamente atendendo as metas estabelecidas na legislação’.

 

meta2

 

“A ‘Meta 1’, referente ao atendimento de crianças da educação infantil e que compete ao Governo Municipal, está sendo atendida nas escolas municipais e nas conveniadas. Todas as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos de idade estão sendo atendidas em sua totalidade nas unidades escolares. Em relação às crianças de 0 a 3 anos de idade, a matrícula é facultativa, porém o município oferece vagas a quem procura. Em breve, o número de vagas disponíveis para esta faixa etária será ampliada com o funcionamento de nova unidade escolar no jardim Tangará, a ‘Creche Valter Aparecido Franciscani’”, explicou o secretário de Educação e Cultura de Cândido Mota.

 

meta3

 

Ainda de acordo com ele, a Secretaria de Educação e Cultura, nos últimos anos, ‘vem adaptando seus espaços físicos com aquisição de brinquedos e livros, a fim de proporcionar às crianças nesta faixa de idade a valorização e efetivação de novos conhecimentos e descobertas’.

“Informamos que o processo de informatização de matrículas vem avançando a cada ano. A criação da Central Reguladora de Vagas e a Geolocalização visam melhorar o atendimento de vagas e proporcionarão ao aluno frequentar uma unidade escolar mais próximo à sua residência”, destacou o secretário.

 

meta4

 

Ele lembrou que as unidades escolares de educação infantil foram equipadas com computadores novos, ‘visando proporcionar ao aluno a iniciação ao mundo digital’. “O Projeto Político Pedagógico das unidades escolares de educação infantil foi atualizado de acordo com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular”, ressaltou.

Calendário escolar

O secretário ressaltou também, que atendendo as reivindicações da classe docente, o calendário escolar foi unificado com as modalidades de ensino, sendo o mesmo desde creche até ensino fundamental do 1º ao 5º ano. “Para as crianças que necessitam de creche no período de férias e recesso escolares, foi criado o atendimento em Creche/Polo, sempre visando o melhor atendimento do nosso alunado. E mais, a Secretaria de Educação e Cultura conta, já neste ano, com psicólogo escolar e um fonoaudiólogo para reforçar o atendimento das crianças”.

Sobre o Atendimento Educacional Especializado para os alunos que apresentam deficiência e/ou transtornos e que possuem laudos médicos com o ‘CID’, o secretário Celso Josepetti lembrou que eles têm atendimento nas salas multifuncionais. “Aqueles que necessitam comprovadamente têm professor de apoio educacional especializado, visando proporcionar para esta criança progredir no processo de ensino e aprendizagem”, disse. E completou: “Proporcionar investimento na primeira infância provoca mudanças significativas no desenvolvimento da criança, refletindo até sua vida adulta”.

 

meta5

 

Por sua vez, o supervisor de Ensino Cláudio Viccioli lembrou ainda que os ‘alunos da rede Municipal da Educação Infantil contam na grade curricular, com as disciplinas de língua inglesa e informática, proporcionando novos conhecimentos que o mundo atual exige’. “Podemos afirmar que a Meta 1, referente à universalização da educação infantil, está praticamente atendida até o presente momento”, declarou o supervisor. E frisou: “O atendimento de metas representa ganho significativo na educação municipal”.

 

meta6

 

O Prefeito Roberto Bueno disse que os ‘investimentos na infraestrutura dos prédios escolares, material didático diverso, implantação na grade curricular de inglês e informática, capacitação dos docentes e melhoria salarial mostra que investir na educação é qualidade de vida’. “E isso nos deixa feliz e satisfeito, pois temos a certeza de que o município está atendendo as metas previstas no Plano Nacional de Educação até 2025”, completou.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP