‘Dia de Prevenção’ atrai grande número de homens para exames no posto de saúde central

dia d atendimento4

 

O último sábado em Cândido Mota provou que aquela história de que o homem não se preocupa com sua saúde ou não gosta de ir ao médico não pode ser considerada regra. A prova foi a fila que se formou bem antes da unidade central de saúde ser aberta neste dia 18, quando a prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria de Saúde, realizou o dia da prevenção dentro da campanha ‘Novembro Azul’. Das 9h às 17h foram realizadas centenas de consultas médicas, exames laboratoriais, eletrocardiograma, saúde bucal, pressão arterial, glicemia e oftalmologia.

 

dia d atendimento2

 

A campanha ‘Novembro Azul’ tem por objetivo maior a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ela foi realizada em parceria com os laboratórios Bioanálise, Furlan e Laboramed, o Centea (Centro Técnico de Assis através da Escola Auxiliar de Enfermagem), Santa Casa de Cândido Mota, Ong Rapunzel Solidária e padaria Pieza. 
Muitos homens foram ao posto de saúde central para realizar um exame específico, mas ao chegar e saber que havia outras especialidades, não se importaram em ficar um pouco mais e passar por todas as sessões.

 

dia d atendimento7

 

Muitos dos que estavam no local destacaram que foi a primeira vez que houve uma ação dirigida exclusivamente ao homem. “Foi muito gratificante ouvir os inúmeros comentários destacando a importância do evento. Foi importante também para quebrar o tabu e o folclore de que homem não tem paciência para procurar o médico. Só posso agradecer e parabenizar todos os nossos parceiros, funcionários da secretaria e o prefeito Roberto Bueno por mais uma vez apoiar e participar de mais uma campanha”, destacou a secretária de Saúde do município, Amanda Mailio Santana. 


Parabéns
O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Nicodemos, o ‘Carlos Gordo’, e os vereadores Valderi da Silva Morais, o ‘Deri da Popular’ e Odair Dalla Pola, o ‘Pastor Odair’, estiveram na unidade central, onde passaram por exames e destacaram a importância da ação. “Quero parabenizar a iniciativa de todos que se empenharam nesta causa, a prefeitura e a Secretaria de Saúde. Temos que pensar na nossa saúde e fazer a prevenção”, destacou ‘Carlos Gordo’. 

 

dia d atendimento1

 

O vereador ‘Deri da Popular’, por sua vez, disse: “Tenho que parabenizar todos os que aqui estão trabalhando e que idealizaram esta brilhante iniciativa, que tem uma relevante importância e está sendo realizada pela primeira vez no município”. ‘Pastor Odair’ também destacou a importância da ação. “Estava observando enquanto aguardo meu exame e sentindo em cada um, profissionais e usuários, a importância do momento. É isso mesmo que temos que fazer, quebrar o preconceito e aproveitar o máximo a oportunidade. Parabéns a todos os envolvidos”.

O prefeito Roberto Bueno disse ter ficado muito satisfeito com a adesão e também com o profissionalismo de todos os que fizeram o dia ser muito eficiente. “Quero parabenizar e agradecer a todos que estiveram e que derrubaram o tabu de que homem não se preocupa com cuidados médicos. O importante é que tenhamos a consciência de que a prevenção é o melhor caminho para a saúde. Destaco também a parceria com os laboratórios, a Santa Casa, o Centea e os funcionários da Secretaria de Saúde”.

 

dia d atendimento3


A coordenadora da Atenção Básica em Cândido Mota, Larissa Matiolli Martins, lembrou que no próximo sábado, dia 25, o atendimento continua. “Iremos atender das 9h às 17h também no posto central, os homens que coletaram os exames de sangue no dia 18. Também no dia 25 realizaremos testes rápidos para a triagem e/ou o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, exames e informações com prevenção ao câncer bucal, pressão arterial e glicemia. Pedimos que apresentem o cartão SUS”, completou.

 

dia d atendimento6

 

Campanha ‘Sansão e Dalila’ arrecada bonés e chapéus

A Secretaria de Saúde, durante o dia de prevenção realizado no último sábado, dentro da programação da campanha Novembro Azul, desenvolveu uma parceria com a Ong Rapunzel Solidária, de São Paulo, através da campanha ‘Sansão e Dalila’. “Outra vez o resultado foi o sucesso. O objetivo era arrecadar bonés, chapéus, boinas e lenços, que serão doados às pessoas que estão fazendo tratamento contra o câncer e que tem como efeito colateral a perda dos cabelos. Para nossa satisfação foram muitas doações. Recebemos da SicoobCredimota, Coopermota e de pessoas como a senhora Aparecida Augusta de Souza, Paulo Franciscatti e Pedro Germano, que tinham em comum o gosto por colecionar bonés e que se abdicaram disto e doaram. Foi muito emocionante”, comentou Amanda Mailio Santana.

 

dia d atendimento5

 

A idealizadora da Ong, Beth Lo, disse da gratidão pela adesão à campanha. “Nossa enorme gratidão a todos que apoiaram e participaram da campanha de prevenção do câncer de próstata. Juntos sempre somos melhores. Gratidão enorme em especial ao prefeito Roberto Bueno e à secretária Amanda Mailio pela iniciativa. Cândido Mota foi um enorme prazer para a nossa ‘Rapunzel Solidária’, na Ação Comunitária, quando recebemos 203  mechas para confecção de perucas. Agora, a solidariedade se repete com os bonés, chapéus e lenços”, completou.

 

 

dia d atendimento8

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links


  banner esic

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

  




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP