Descarte de entulhos em áreas impróprias ainda é ‘problema sério’ em CM

entulhos problemas2

 

O serviço de retirada de entulhos em Cândido Mota e distritos segue o cronograma estabelecido. A informação é da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com o órgão, são inúmeros pontos da cidade em que moradores têm descartado irregularmente lixos e entulhos, entre eles em ruas, na região da linha férrea, no anel viário e em terrenos baldios. “Infelizmente, algumas pessoas jogam restos de construção, roupas e até mesmo o lixo domiciliar, que é recolhido pela prefeitura todos os dias na cidade e três vezes por semana nos distritos”, lamentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente João Nicolau dos Santos.

 

entulhos problemas1

 

Ele falou ainda que a prefeitura oferece o serviço de coleta gratuito de caçambas. “Além de dificultar o acesso às calçadas, esses pontos irregulares contribuem para a proliferação de vetores de doenças, como baratas e ratos, e criadouro para o mosquito da dengue”, continuou o secretário. Ele lembrou que no primeiro semestre as ações da Secretaria foram dedicadas ao mutirão da limpeza. “Realizamos uma campanha muito importante com a Secretaria de Saúde, no combate ao criadouro do mosquito transmissor da dengue, e infelizmente temos que continuar executando esse serviço”.

 

entulhos problemas3

 

O diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Moreira Junior, relatou que os serviços de retirada de materiais depositados em áreas impróprias são iniciados nas primeiras horas da manhã pelos funcionários da prefeitura. “Os funcionários estão começando bem cedinho, a retirada dos materiais inservíveis depositados nos mais diversos locais, já que o trânsito de veículos é muito pequeno neste horário e com isso o serviço flui melhor”, explicou.

 

entulhos problemas4

 

A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana, também falou sobre o problema.

Acompanhando o trabalho você vê que são recolhidos móveis velhos como sofás, colchões, madeira e restos de construções. Esse tipo de material é propício para o aparecimento de insetos, como baratas, ratos, escorpiões. Além disso, podem também se transformar em criatórios do aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a zica. Precisamos demais do apoio da população. Estamos em uma batalha contra a dengue e precisamos da colaboração de todos”, falou Amanda Mailio.

 

entulhos problemas5

 

Por sua vez, o prefeito Roberto Bueno reafirmou a necessidade do apoio da população nesse trabalho. “É fundamental que a população nos ajude a manter a cidade limpa, seja cuidando da frente da sua casa, seja não descartando lixo em local impróprio.

stamos com homens e máquinas, realizando o serviço de recolhimento de entulhos, e muitos desses lugares ficam limpos por poucas horas. Precisamos demais da colaboração e a participação da comunidade no abandono desse tipo de prática”, falou o prefeito.

 

entulhos problemas6


‘Irresponsabilidade’
Um morador que acompanhou o trabalho dos funcionários da prefeitura nos últimos dias, disse estar indignado com a conduta de muitos cidadãos. “Infelizmente, temos que conviver com este tipo de coisa, porque alguns moradores não dão destino adequado aos seus lixos e entulhos. Jogam nas calçadas ou em terrenos baldios, deixando a responsabilidade para a prefeitura. Isto é um absurdo. Se a gente não cuidar da frente da nossa casa, quem irá cuidar? Isso não é justo nem com a gente que mora ao lado desses terrenos e nem para a prefeitura, que poderia estar realizando outros serviços ao invés de ficar recolhendo lixo”, alertou.

 

entulhos problemas7

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links


  banner esic

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

  




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP