CM cria ‘soar do sino’ como alerta contra o aedes para ‘evitar o pior’

larva zero acao1

 

A preocupação com o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, é muito grande e faz com que a prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria de Saúde, realize várias atividades e procure vários parceiros para o desenvolvimento de diversas ações. No último sábado, dia 25, aconteceu uma ação envolvendo a Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e que teve por objetivo chamar a atenção da população para cuidar de seus quintais e, se necessário, eliminar os locais onde fossem encontrados recipientes com água parada. 

 

larva zero acao2

 

“Esta campanha faz parte do programa ‘Larva Zero’, que tem o foco principal a eliminação de larvas do mosquito aedes aegypti. Saímos às ruas em carreata marcada com o som das sirenes dos veículos da Vigilância em Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A nossa pretensão com essa ação é fazer uma parceria entre o Poder Público e a população, para que ela possa associar o som das sirenes com a ação de vistoriar seus quintais”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Talita Franciscani. Ela disse ainda que a carreata acontecerá pelo menos um dia na semana, com roteiro que inclui vários bairros da cidade. 

 

larva zero acao3


‘Evitar o pior’

A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana, explicou que as arboviroses (dengue, chikungunya e zika) são um dos principais problemas de saúde pública, haja vista os danos causados à população, seja as frequentes epidemias, os casos graves e os consequentes óbitos. “Compartilhamos nossa preocupação, visto que até o presente momento apresentamos sete casos positivos de dengue e estamos em uma fase de alerta, onde todos os esforços são de extrema importância para evitarmos uma epidemia em nosso município, como vivemos em 2015”, disse a secretária. 

 

larva zero acao4

 

E prosseguiu: “Criamos a parceria com o Departamento de Trânsito, Bombeiros, Polícia Militar e igreja para realização do ‘5 minutos contra o aedes’, tendo por objetivo a mobilização dos munícipes através do percurso com a sirene dos veículos da Polícia Militar e Bombeiros ligados. Através do ‘soar do sino’, dispara um alerta, mobilizando a população sobre a importância da vistoria em seus domicílios, comércios, terrenos com a meta de atingirmos ‘Larvas Zero’ em nosso município”.

 

larva zero acao5

 

O prefeito Roberto Bueno destacou a parceria e também falou sobre as capacitações pelos quais os funcionários têm realizados e colocado em prática nas visitas aos moradores. “Na manhã de quarta-feira, dia 29, os agentes da Vigilância Epidemiológica passaram por reciclagem e isto tem acontecido constantemente. Este é um momento de trabalho, importante para capacitar, conhecer os dados epidemiológicos e sempre estar atentos no planejamento de ações de prevenção contra as arboviroses”, relatou o prefeito.

“Os profissionais de saúde estão na linha de frente, na batalha contra essas doenças. É essencial que eles estejam atualizados e preparados. Além disso, gostaria também de destacar a importância da parceria realizada na implantação do programa da ‘Larva Zero’. Precisamos, mais uma vez, do apoio da comunidade. Ela deve receber nossos profissionais e realizar as buscas em seus domicílios e terrenos, para que não deixemos nada que possa servir de criadouro para esse mosquito pequeno, mas terrível”, falou Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP