Descarte de lixo em áreas impróprias preocupa

entulho retirada frutal1

 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Cândido Mota segue o serviço de retirada de entulhos na cidade e distritos.

De 10 a 12 de dezembro, o serviço foi realizado no Distrito do Frutal do Campo, onde foram retirados oito cargas com caminhões da prefeitura, contendo materiais inservíveis que haviam sido descartados irregularmente nas ruas, terrenos baldios e até mesmo em áreas verde.

"Infelizmente, algumas pessoas jogam restos de obras, roupas e até mesmo o lixo domiciliar que é recolhido pela prefeitura todos os dias na cidade e três vezes por semana nos distritos. Além disso, temos ainda o serviço de coleta gratuito de caçambas", lamentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente João Nicolau dos Santos.

 

entulho retirada frutal2

 

O diretor de Gestão Ambiental da Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Moreira Junior, lembrou as datas de agendamento das caçambas. “Estamos próximos do agendamento de caçamba do ‘Programa de Coleta Programada de Entulhos’ para o Distrito do Frutal do Campo. Ele será nos próximos dias 15, 16 e  17. Pedimos aos moradores que ainda tem materiais inservíveis que solicitem a caçamba na Secretaria de agricultura e Meio Ambiente na Rua José Laurindo de Almeida, 166 ou através do telefone 3341-5237 de segunda a sexta-feira das 7h às 11h, e das 13h às 17h, lembrando que o serviço é gratuito” lembrou.

A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana também falou sobre o problema. "Acompanhando o trabalho você vê que são recolhidos móveis velhos, como sofás, colchões, madeira e restos de construções. Esse tipo de material é propício para o aparecimento de insetos, baratas, ratos, escorpiões e caramujos. Além disso, podem também se transformar em criadouros do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a zica. Precisamos demais do apoio da população. Estamos em uma, pode se dizer, batalha contra a dengue e precisamos da colaboração de todos" falou Amanda Mailio.

 

entulho retirada frutal3

 

Um morador que acompanhou o serviço disse: “Infelizmente, temos que conviver com este tipo de coisa,  porque alguns moradores não dão destino adequado aos seus lixos e entulhos. Jogam nas calçadas ou em terrenos baldios, deixando a responsabilidade para a prefeitura. Isto é um absurdo. Se a gente não cuidar da frente da nossa casa, quem irá cuidar?”.

“É gratificante ver um trabalho com responsabilidade e comprometimento como a limpeza e a remoção de lixo e entulhos que tem sido feito por essa gestão. Mesmo sabendo que grande parte desse material poderia nem existir se não fosse à falta de respeito e de cidadania de alguns moradores, mas a maioria tem dado o exemplo destinando o seu lixo nos locais apropriados para os mesmos” falou o vereador e morador do Distrito do Frutal do Campo David Vieira.

 

entulho retirada frutal4

 

O prefeito Roberto Bueno conclamou a população a colaborar. “É fundamental que a população nos ajude a manter o município limpo, seja cuidando da frente da sua casa, seja não descartando lixo em local impróprio. Estamos com homens e maquinas realizando o serviço de recolhimento de entulhos, muitos desses lugares ficam limpos por poucas horas. Precisamos demais da colaboração e a participação da comunidade no abandono desse tipo de prática” falou o prefeito Roberto Bueno que completou “no ano passado realizamos um mutirão de limpeza envolvendo toda a cidade, distritos e patrimônio. E o resultado deste mutirão foi extremamente positivo em relação aos casos de dengue já que estávamos em estado de alerta, visto o grande numero que havia acontecido em anos anteriores. No ano passado fechamos com nove resultados positivos para a doença. Ou seja, o lixo, entulhos, materiais inservíveis estão relacionados ao problema de saúde”. 

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links


  banner esic

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

  




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP