CM encaminha pneus ao ‘Eco Valeverde’ do Civap

pneus criadouros civap3

 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Cândido Mota realizou a retirada de mais de 12 caçambas de caminhão com pneus inservíveis, que estavam no pátio e que são recolhidos das borracharias do município ou que são entregues no local. A ação aconteceu nos dias 18 e 19. Esses pneus foram encaminhados ao Projeto EcoValeVerde, do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, o Civap, em Assis.

“Eles são recolhidos pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para que sejam destinados de forma correta, para que não haja agressão ao meio ambiente e que este resíduo possa ser reaproveitado e retorne para a população em uma forma sustentável”, explicou o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Moreira Junior. O Civap é responsável pelo recebimento e destinação ambientalmente correta de pneumáticos inservíveis, resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias inservíveis, dos 24 municípios consorciados, inclusive Cândido Mota.

 

pneus criadouros civap2

 

“Os borracheiros do nosso município e os moradores procuraram a Secretaria para o descarte dos pneus que já não tem vida útil. Apesar do grande número de pneus entregues, ainda é possível encontrar muitos deles jogados em terrenos vazios e áreas verdes”, relatou João Nicolau dos Santos, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo disse, ‘os pneus são transportados para o Civap mensalmente, auxiliando diretamente no combate à dengue e demais doenças que podem ser causadas pelo acúmulo de água’. 

A secretária de Saúde do município, Amanda Mailio Santana, destacou que um pneu esquecido num quintal pode servir como ‘criatório para o aedes aegypti, o mosquito que transmite doenças como a dengue, chikungunya e a zika’.

“Existem muitos locais como pratinho de vasos de plantas, caixa d’água e outros, mas um dos locais que tem grande índice como criadouro do aedes aegypti é o pneu. Por isso a importância de entregar na Secretaria para a destinação correta, mas se quiser guardá-los, faça em local coberto e abrigado da chuva”, destacou Amanda Mailio.

 

pneus criadouros civap1

 

O prefeito Roberto Bueno destacou que o destino final dos pneus inservíveis é um problema tanto ambiental como de saúde. “Todos os dias estamos falando do perigo que é o mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Temos que lembrar que os pneus abandonados em terrenos baldios, expostos ao tempo, são grandes criadouros desse inseto. Portanto, o descarte inadequado de pneus pode trazer problemas, não só para o meio ambiente, mas também para a saúde de todos. A melhor maneira de prevenção é a eliminação de recipientes que possam servir de criadouros”, destacou Roberto Bueno. 


Eco.ValeVerde
O Projeto Eco.ValeVerde do Civap foi criado em 2009, com o objetivo de reunir maior volume de pneus de toda à região do Vale do Paranapanema para realizar à destinação ambientalmente adequada dos pneumáticos. Hoje, segundo os coordenadores, é uma importante central de recebimento destes itens, evitando sua decomposição no meio ambiente de maneira inadequada, tornando-se criadouro de insetos vetores de doenças e gerando passivos ambientais. 

Desde 2012, ainda de acordo com os gestores do projeto, ele passou também a receber e destinar corretamente resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias. E em 2017, uma importante parceria promoveu também a destinação de lâmpadas.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links


  banner esic

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

  




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP